EDUCAÇÃO
Programa lança curso gratuito para professores com foco na cidadania
Curso para professores aborda questões como o desenvolvimento socioemocional dos estudantes
Por Marcela Magalhães*
O Programa Caminhos para a Cidadania do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, lançou um novo curso online e gratuito voltado para professores do Ensino Fundamental I. O objetivo é capacitar esses profissionais de ensino para se tornarem agentes multiplicadores dos temas ministrados no curso, e neste ano o programa busca promover a importância da leitura para a formação crítica dos estudantes. Professores de qualquer parte do país podem se inscrever no curso, que acontece no período de 26 de abril a 30 de setembro.
O curso incentiva o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). “Isso transborda da comunidade escolar para todo o seu entorno, pois as crianças conseguem contribuir também dentro das suas casas com essas informações que os professores conseguiram transmitir de uma forma mais simples e lúdica.”, declara Alisson Matias, representante do Instituto CCR Metrô Bahia.
Cerca de 3.900 professores participaram do curso em 2023. “O Programa Caminhos para a Cidadania iniciou na Bahia em 2022, e traz para o professor a possibilidade da formação continuada, após concluir o curso, eles ganham horas complementares mediante a adesão do município ao programa. Os professores também podem tirar do papel aquele projeto que ele tem há algum tempo, porém ele não recebeu o apoio necessário para que saia do papel e seja colocado em atividade dentro daquela comunidade escolar. Então ofertamos uma premiação no valor de R$ 30 mil e um notebook para o ganhador do concurso cultural Caminhos para a Cidadania.” afirma Alisson Matias. Para participar, devem enviar uma sugestão de projeto que gostariam de implementar em sua escola, até o dia 10 de julho no site www.caminhosparaacidadania.com.br.
A premiação funciona da seguinte forma: Na Bahia, o município que aderiu ao programa foi Lauro de Freitas. Portanto, para concorrer à premiação, os professores do município precisam participar do curso e receber o certificado. Além desse curso específico para o prêmio, os demais professores podem visitar o site e acessar materiais educativos diversos: jogos, vídeos, cursos, orientações educativas em geral.
Gildete Melo, professora participante do curso ano passado e ganhadora do prêmio Projeto Memória Brincante Resgatando Trajetórias Ancestrais, compartilha como o curso influenciou sua abordagem em relação à promoção da leitura entre seus alunos. "Eu sou professora quilombola e trabalhei com cultura afro-brasileira e indígena. O curso oferece material pedagógico e recursos diversos como jogos, colocando sempre nossas crianças como protagonistas nesse processo de construção do conhecimento", destaca. Ela ressalta a relevância de trabalhar disciplinas como cultura afro-brasileira e indígena e a adaptação dos recursos para diferentes faixas etárias.
*Sob supervisão do editor Luiz Lasserre
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes