Projeto da Ufba lança coluna sobre fotografia

Publicado quinta-feira, 08 de outubro de 2020 às 10:41 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Da Redação

O Laboratório de Fotografia (Labfoto) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) lança a coluna 'Lambfoto', que tem o objetivo de promover o diálogo em torno da imagem fotográfica.

Segundo os idealizadores do projeto, a atração contará com publicações quinzenais, com conteúdos focados em contemporâneos da fotografia.

"Nessas linhas luminosas, nos interessa trazer histórias que fujam ao leque dos discursos conservadores, trazendo à tona olhares periféricos, os desafios da produção em tempos líquidos e a experiência de práticas inventivas e transformadoras que são capazes criar novos protagonismos fotográficos e ir de encontro com os discursos estereotipados", revela Rafael Martins, fotógrafo do Grupo A TARDE e um dos idealizadores do projeto.

Ainda de acordo com Martins, a ideia desta coluna é articular um lugar de encontro para produtores e amantes da fotografia, promovendo conexões com outros espaços de ensino, produção e difusão da fotografia, expandindo a compreensão desta ferramenta/linguagem que faz parte do cotidiano de quase todos os seres vivos dotados de telencéfalo e polegar opositor.

"Interessa-nos olhar primeiramente para nós mesmos: baianos, nordestinos; para nossos vizinhos do norte e centro-oeste, bem como para a pulsante produção d´África e Latino-América e desvendar novas referências que dialogam mais com aquilo que nós somos", declara.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto da Ufba lança coluna sobre fotografia
Coluna promove conexões com outros espaços de ensino, produção e difusão da fotografia

Publicações relacionadas