PRESERVAÇÃO MARINHA
RedeMar realiza 9ª edição do Festival das Baleias em Salvador
Evento promove debate sobre a conservação da vida marinha e estímulo ao turismo
Por Da Redação

Com o objetivo de contribuir na discussão da conservação da vida marinha e no estímulo do turismo, a RedeMar realiza a 9ª edição do Festival das Baleias, em Salvador. O evento, que teve início nesta quinta-feira, 22, segue até o domingo, 25.
O festival, com característica itinerante, acompanha o período de migração das baleias jubarte para a reprodução da espécie na costa baiana.
A proposta do festival é unir instituições públicas e privadas, de pesquisadores, educadores, estudantes e da sociedade civil em torno do debate sobre a situação dos ecossistemas na zona costeira e marinha, e da conscientização sobre a importância da realização de ações pela preservação ambiental.
A programação conta com várias atividades, como limpeza de praias, saída para avistamento, painéis temáticos, entre outras.
Nesta sexta, 23, a partir das 8h30, acontece a abertura da exposição “Aqui é arte, no mar é lixo”, além da mesa “Gestão e Território Marinho”, às 9h. Entre os convidados da mesa estão: Ricardo Haponiuk, coordenador do sistema costeiro-marinho da Anamma; Rodrigo Campos, capitão de Fragata da Marinha do Brasil (Sercim); Gerson Fernandino, professor e presidente do Fórum do Mar (UFRGS); Carina Costa de Oliveira, professora e coordenadora do Grupo de Estudo em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade (UNB); e André Ferraro, presidente da Anamma na Bahia e vice-presidente para o nordeste da Anamma Brasil- Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Brasil.
No sábado, 24, em comemoração ao dia da limpeza, vai ocorrer a edição especial do programa de monitoramento de praia “O mar não está para plástico”, na Praia de Piatã, das 8h às 11h. Além disso, vai acontecer a saída para convidados “Safari de Baleias”, às 9h. A RedeMar também vai lançar uma carta aberta sobre questões relacionadas ao mar discutidas no evento. A carta será disponibilizada por 15 dias em formato de consulta pública no site.
No domingo, 25, o festival será finalizado com a realização dos shows da banda Adão Negro e do cantor Mike Love, a partir das 16h, no Museu de arte Moderna da Bahia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes