FALTA UM DIA
Restam 650 vagas para ambulantes que desejam atuar em festas populares
Segundo a prefeitura, das 8.300 vagas, mais de 7.600 pessoas se cadastraram; prazo termina nesta terça, 10
Por Leilane Teixeira
Os vendedores ambulantes que desejam uma vaga para trabalhar nas festas populares, em Salvador, precisa se atentar: a um dia para o fim do prazo, que encerra nesta terça-feira, 10, estão disponíveis apenas 658 vagas, segundo informações da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop) enviadas ao Portal A TARDE.
De acordo com o órgão, das 8.300 vagas, mais de 7.600 pessoas se cadastraram. Sendo que total de festas inscritas, são de 20.550. Segundo a Semop, uma pessoa pode se cadastrar nas 6 festas.
Em entrevista ao Portal A TARDE, a representante dos ambulantes de Salvador, Cristiane Bezerra, afirmou que os ambulantes estão apreensivos com o resultado, previsto para ser divulgado no dia 16 de outubro. Ainda de acordo com ela, nessa reta final, o site está apresentando muita instabilidade.
"Está todo mundo apreensivo com o sorteio. A galera está dizendo que caso não seja contemplado, vai ter confusão. Logo no começo o pessoal não tinha dificuldade para acessar, mas agora, os que ainda não fizeram o cadastro, estão com dificuldades. O pessoal está indo para lan house, está vindo reclamar comigo que não está conseguindo. Hoje mesmo o site passou o dia todo fora do ar".
Sobre a denúncia, a Semop informou ao Portal A TARDE que não foi registrado instabilidade através da plataforma.
Inscrições
As inscrições ficaram disponíveis até ás 23h59 desta terça-feira, 10, através do site http://www.sca.salvador.ba.gov.br/. Os inscritos vão concorrer ao licenciamento municipal disponíveis para o período, que começa com o Festival da Virada e vai até o Carnaval, tendo também a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá e os circuitos pré-carnavalescos Fuzuê, Furdunço e Pipoco.
Aos interessados que tiverem algum tipo de dificuldade para acessar os meios digitais, a Prefeitura oferece atendimento gratuito nas 10 unidades de Prefeitura-Bairro da cidade: Centro, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, São Caetano/Liberdade e Valéria, sempre das 7h às 17h.
Como será a seleção?
Os trabalhadores cadastrados passarão por uma seleção posterior, baseada em critérios sociais que foram validados pela Semop em parceria com entidades como Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) e da União, além de representantes dos próprios ambulantes.
O secretário da Semop, Alexandre Tinoco, alerta para o prazo. “Isso traz mais conforto e segurança para os ambulantes, que poderão se programar e saber com antecedência em quais festas irão atuar, bem como documentação e taxas necessárias para cada evento. É importante que todos se cadastrem dentro do prazo, pois só estarão aptos a trabalhar quem estiver contemplado e pagar devidamente a taxa determinada para cada festa, através do DAM específico”, destaca.
A lista de classificação provisória e de cadastro reserva será publicada no dia 16 de outubro, quando será aberto o prazo para recursos e impugnações. A relação final de licenciados será publicada no dia 28 de novembro. O pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) só será necessário no período que antecede cada festa, em calendário que ainda será divulgado.
Processo
O novo sistema de cadastramento foi desenvolvido pela Prefeitura para facilitar a vida do ambulante, montando um cadastro único de trabalhadores, sem ter a necessidade de que se candidatem a cada ciclo de festa, criando assim um mecanismo mais criterioso, onde os mais bem avaliados são cadastrados para as festividades a partir do cumprimento de certos pré-requisitos. Dessa forma, evita-se filas e garante-se o conforto e a segurança de todos os interessados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes