SALVADOR
Retrospectiva: As notícias mais importantes de Salvador em 2018
Por Bianca Carneiro e Dindara Ribeiro*
Neste final de ano, o portal do Jornal A Tarde destacou as notícias mais importantes que aconteceram pela cidade divulgadas aqui no site. Confira abaixo:
Janeiro
No mês de janeiro, o recadastramento biométrico obrigatório levou uma grande quantidade de eleitores ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Com isso, as filas formadas chegaram a se estender para muito além das imediações da sede, localizada no Centro Administrativo (CAB). O tempo de espera chegou a ultrapassar 18 horas e foi possível encontrar desde a comercialização de bancos para se sentar, lanches e marmitas, a wi-fi e lugares avançados na fila. Apesar da correria, o órgão acabou aumentando o prazo da biometria, por não alcançar a meta pretendida.
Fevereiro
Em 2018, o carnaval de Salvador não contou com a animação de Ivete Sangalo. Com isso, a edição foi a primeira em 24 anos sem a participação da cantora. O motivo da ausência foi a gravidez das gêmeas Marina e Helena, que nasceram em meio a festa, no dia 10. Apesar disso, Ivete não ficou totalmente de fora do carnaval. Máscaras com o seu rosto estão foram distribuídas pelos circuitos e diversos artistas homenagearam a cantora e suas filhas, a exemplo do cantor Márcio Victor, que decidiu se fantasiar como ela.
Março
Último show do Rappa em Salvador
No dia 23, aconteceu a última apresentação do grupo o Rappa em Salvador. Com mais de 20 anos de estrada, a banda lançou 11 álbuns e vendeu mais de 20 milhões de discos, além de ter conquistado um número recorde de prêmios em videoclipes e diversos discos de ouro, platina e diamante.
Abril
A assistente social Ana Carolina de Andrade Soares, de 32 anos, morreu no dia 3, após o carro que dirigia, atingir uma estrutura metálica (guard rail), na avenida Paralela, próximo a estação de metrô do Bairro da Paz. O acidente causou grande comoção em Salvador, principalmente, devido a presença do marido e do filho de Ana, que ,na época tinha apenas três meses. Dramático, o resgate da criança acabou sendo realizado pelo funcionário do metrô, Erik Mascarenhas, que graças ao curso de socorrista profissional que tinha, retirou o bebê do carro e realizou manobras para desobstruir suas vias aéreas. O caso ainda é investigado pela 12ª Delegacia, no bairro de Itapuã.
Maio
Salvador para devido a greve dos caminhoneiros
Em maio, caminhoneiros em todo o país iniciaram uma greve para reivindicar a redução do preço nos combustíveis, entre outros direitos. O movimento durou cerca de 11 dias e causou uma crise de desabastecimento que atingiu inclusive, a capital baiana. Com isso, a frota de ônibus em Salvador chegou a operar por demanda, diversas instituições de ensino tiveram suas aulas canceladas e deixou 30% dos postos sem gasolina.
Junho'
Garoto é impedido de lanchar em shopping
No mês de junho, o caso de um menino que foi impedido de comer em um shopping de Salvador por um segurança, ganhou grande repercussão em todo o país. Somente na manhã da terça-feira, 12, um dia após o episódio acontecer, a gravação que mostra o empresário Kaique Sofredine tentando comprar um lanche para o garoto e sendo proibido pelo funcionário, já tinha sido assistida por 8,9 milhões de pessoas e compartilhada mais de 400 mil vezes. O segurança foi afastado. Já o menino, que havia deixado a escola, voltou a frequentar o lugar e chegou a participar de ações sociais. Um inquérito aberto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) investiga o caso.
Julho
Incêndio atinge a Assembleia Legislativa da Bahia
Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia no dia 28 de julho deste ano. As chamas que começaram no terceiro andar do prédio, foram devidos a uma obra que estava acontecendo no local. No mesmo pavimento também funcionava a sala de ex-deputados da casa e da União de Vereadores da Bahia.
Agosto
Linha com cerol causa morte de motociclista no antigo Aeroclube
O motociclista João Arcângelo Rend morreu no dia 27 de agosto após ter a garganta cortada por uma linha de pipa com cerol na Avenida Octávio Mangabeira, nas proximidades do antigo Aeroclube. A morte do motociclista retomou o debate sobre o uso do cerol nas linhas e a fiscalização nas áreas onde acontece a prática de soltar pipas.
Setembro
Incêndio de grandes proporções atinge casarões na Baixa de Sapateiros
Outubro
Mestre Moa do Katendê é morto a facadas após discussão política
No período das eleições no Brasil, o mestre de capoeira e compositor Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi morto a facadas após uma discussão política no Bar do João, no Engenho Velho de Brotas. O autor do crime, Paulo Sérgio Ferreira de Santana, não teria concordado com a posição política de Moa e desferiu 12 facadas na vítima. O suspeito foi preso e confessou o crime à polícia. A morte do mestre causou revolta e diversas manifestações pelo país.
Novembro
Boi foge de parque e morre afogado na praia de Stella Maris
Um boi da raça Nelore fugiu da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro) que estava sendo realizada no Parque de Exposições, em Salvador e morreu afogado na praia de Stella Maris. O animal teria desaparecido por 5 dias quando foi avistado no aeroporto da capital, onde acabou fugindo novamente, parando na praia de Stella Maris. Salva-vidas e surfistas tentaram resgatar o boi, mas ele acabou morrendo por afogamento.
Dezembro
Mãe Stella de Oxóssi morre aos 93 anos
A mais importante ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, Mãe Stella de Oxóssi morreu aos 93 anos na última quinta-feira, 27, em Santo Antônio de Jesus. A sacerdotisa estava internada desde o dia 14 de dezembro devido a uma infecção.
Graduada em Farmácia pela Escola Bahiana de Medicina, em 2009, ela recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). No ano de 2013, foi eleita imortal da Academia de Letras da Bahia onde ocupa a cadeira 33 (Poltrona de Castro Alves). Mãe Stella também foi autora de seis livros.
*Sob supervisão de Lhays Feliciano
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes