SALVADOR
Saiba como fazer reclamações contra serviço ruim de transporte
Por Euzeni Daltro, do A TARDE
“O transporte coletivo de Salvador é péssimo, horroroso. Esperamos muito tempo por um ônibus e, muitas vezes, o motorista ainda passa direto”, reclama a servente Zélia Silva, 58 anos. A dona-de-casa Rolina Dantas de Oliveira, 50, reforça a queixa de Zélia sobre o atraso dos veículos e aponta os maus-tratos por parte dos motoristas e cobradores, sobretudo, com passageiros idosos. Essas e outras reclamações dos usuários de transporte público devem ser encaminhadas para os órgãos de regulação do serviço, ou diretamente à própria empresa.
Para os ônibus de Salvador, há vários caminhos. Um deles é o site www.setps.com.br. Outro é a central telefônica Salvador Atende (156), da prefeitura. Além disso, é possível recorrer à Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), pelo site www.transalvador.salva dor.ba.gov.br, onde se deve clicar no link Fale Conosco, além dos telefones 2109-3654 e 2109- 3655. O reclamante deve informar o número de ordem do ônibus e o horário da ocorrência.
Agerba - No caso dos ônibus intermunicipais, o canal para reclamações é a Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos, Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba). As queixas podem ser feitas em um dos 12 postos espalhados em todo o Estado ou por meio do telefone 0800-071-0080.
As reclamações são recebidas pelos agentes de regulação, que as encaminham para a fiscalização. Esta tem um prazo máximo de 15 dias para enviar ao usuário uma resposta sobre sua queixa. Por mês, são enviadas, em média, 600 cartas-respostas aos usuários.
De acordo com o ouvidor-geral da Agerba, Ewerton Almeida, a maioria das reclamações é sobre o não-cumprimento dos horários e mau atendimento por parte dos motoristas e cobradores.
“Se as empresas passarem a acumular denúncias e multas, correm o risco de perder a linha”, explica o ouvidor. As reclamações geram, também, multas que podem chegar a R$ 2 mil por dia, por advertência, e tanto o motorista quanto o cobrador podem perder o emprego.
Para solicitar mais linhas para o bairro ou sugerir alterações nos trajetos e horários, contate a Transalvador ou a Agerba, de preferência, de posse de um abaixo-assinado da comunidade em favor da solicitação.
SALVADOR: www.setps.com.br / www.transalvador.salvador. ba.gov.br / 156 / 2109-3654 e 2109- 3655
INTERMUNICIPAL: Agerba: 0800-071-0080 / Ouvidoria: 4ª Avenida, 435, 1º andar, CAB.
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