SALVADOR
Saiba mais sobre os índios Kariri-Xocó
Por Bruna Hercog, do A TARDE On Line
A denominação Kariri-Xocó é fruto de uma fusão ocorrida há cerca de 100 anos entre os Kariri de Porto Real do Colégio e parte dos Xocó da ilha fluvial sergipana de Propriá. As duas cidades estão ligadas pela ponte que serve de eixo entre a região sul e o nordeste brasileiro. Os Xocó procuraram refúgio junto aos Kariri porque tiveram suas aldeias extintas pela política fundiária do Império.
Hoje, os Kariri-Xocó representam a fusão de várias etnias. A denominação Kariri-Xocó pode se referir ao grupo, identificar a aldeia, bem como o posto indígena da Funai. Situados na beira do Rio São Francisco, na cidade de Porto Real do Colégio, em Alagoas, o povo Kariri-Xocó, e seus remanescentes continuam na luta pela resistência cultural até os dias de hoje.
LEMBRE-SE: No dia 09 de agosto foi comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas.
SERVIÇO
Para contratar os serviços dos índios, conhecer o espaço onde vivem, comprar o livro “O Índio na Visão do Índio” e o CD de Wakay, os telefones são: (71 9981-2272 / 9607-2868). Endereço da Reserva Thá-Fene: Rua Direita da Quingoma, Quingoma de Baixo, Lauro de Freitas-BA.
GLOSSÁRIO
Conheça alguns substantivos simples que compõem uma infinidade de palavras e frases:
SY = Mãe / TUBA = Pai, Tronco / ABA = Pessoa, homem, índio / YBY = A terra, o chão
OCA = Casa, abrigo / NA = Sombra / ITÁ = A pedra, o objeto duro, metal
Algumas palavras: Itapiranga = pedra vermelha / Ybacaby = céu azul / Ybapiranga = céu vermelho
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes