VIOLÊNCIA
Salvador e RMS registram 131 tiroteios em julho
De acordo com balanço de instituto, 77% das vítimas da violência morreram
Por Da Redação
Um balanço divulgado nesta segunda-feira, 8, pelo Instituto Fogo Cruzado, que faz o mapeamento da violência armada, apontou que Salvador e região metropolitana registraram ao menos 131 tiroteios durante o mês. de Julho, o primeiro de atuação do Fogo Cruzado na Bahia, onde o instituto atua em parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas (INNPD).
Além disso, o balanço ainda apresentou que durante o mês, as regiões contabilizaram 108 pessoas baleadas. Destas, 84 acabaram morrendo, o que representa um percentual de 77% de óbitos por vítimas da violência.
A maior parte dos tiroteios e mortes foram registradas em Salvador. Foram 105 tiroteios, com 87 pessoas atingidas e 67 mortos. Camaçari, Vera Cruz, Lauro de Freitas e Candeiras também registraram casos.
"A cada 10 tiroteios na região metropolitana, oito aconteceram na cidade (Salvador). A capital teve 105 tiroteios, 67 mortos e 20 feridos. São números bem graves, que indicam o tamanho do problema", afirmou a organizadora do projeto e diretora executiva do Instituto Fogo Cruzado, Cecília Olliveira.
O instituto ainda apontou que dos 131 tiroteios mapeados em julho, 37 foram registrados durante ações ou operações policiais. Nestes casos, 25 pessoas foram mortas e seis ficaram feridas.
Os tiroteios registrados pelo Fogo Cruzado são apurados após o registro dos dados por moradores, de forma anônima. Depois que os dados são inseridos no aplicativo pela população, o instituto mapeia, contabiliza e confirma as informações com órgãos oficiais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes