Salvador está em estado de epidemia de Dengue; veja números | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Salvador está em estado de epidemia de Dengue; veja números

Cenário foi concretizado entre 3 e 9 de março, na 10° Semana Epidemiológica

Publicado terça-feira, 19 de março de 2024 às 18:41 h | Atualizado em 19/03/2024, 19:14 | Autor: Da Redação
Vacina é importante para imunização contra doença
Vacina é importante para imunização contra doença -

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) confirmou que a capital baiana está na lista dos municípios do estado em estado de epidemia. O cenário ocorre após aumento de casos prováveis de dengue na cidade, que ocorreu por quatro semanas consecutivas. São 100 registros para cada 100 mil habitantes.

A avaliação foi concretizada entre 3 e 9 de março, na 10° Semana Epidemiológica. As regiões que foram alvo de mutirões de limpeza do último sábado, 16, tiveram índices elevados de contaminação para o Aedes aegypti.

Em janeiro deste ano, o Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de Salvador, que serve como instrumento para nortear medidas de ações de controle, foi de 1,8. Isso significa que foram encontradas larvas de mosquito em quase dois de cada 100 imóveis vistoriados pelas equipes de saúde do município.

O Subúrbio ferroviário registrou um índice de infestação de 2,5; Cajazeiras 1,3 e Centro Histórico 2,0. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.

A Associação dos Servidores Municipais da Saúde de Salvador (ASMS) tem intensificado a mobilização contra a dengue. Diversos agentes de endemias estão nas ruas de 12 Distritos Sanitários (DS) de Salvador com ações que eliminam focos da doença, além de conscientizar a população sobre a importância da participação ativa na mobilização.

Os agentes realizam aplicação de larvicida, utilizam inseticidas, inspeção para remoção de focos do mosquito, uso de UBV Pesada (Carro Fumacê) e armadilhas de ovitrampas.

Assistência

Durante os finais de semana, 7 unidades básicas de saúde dão suporte às UPAs para atendimento de pacientes com classificação verde e azul (menor complexidade).

Vacinação

Disponível para pré-adolescentes de 10 a 14 anos, em Salvador, o imunizante contra a dengue está disponível em mais de 100 salas de vacina de segunda à sexta-feira. Além de forma pontual, aos finais de semana de mobilização de imunização.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS