SALVADOR
Salvador ganhará voo direto para Benin, com passagens a R$ 2.500
Novidade foi revelada pelo presidente do país africano, Patrice Talon
Por Gabriela Araújo
Os laços históricos que unem Salvador ao Benin deve se estreitar, a partir dos próximos anos. Isso porque, a capital baiana, considerada a mais negra fora da África, vai ganhar um voo direto para o país africano. A novidade foi confirmada pelo presidente do Benin, Patrice Talon.
“Eu repeti ao presidente Lula, ao governador da Bahia e vou repetir ao prefeito de Salvador, que vamos de tudo no Benin com apoio do governo federal para estabelecer um voo direto de Salvador para o Benin”, disse Talon, neste sábado, 24, em visita a cidade.
A travessia aérea entre a cidade e o país começou a ser tratada com o presidente Lula (PT), durante a visita de Talon, em Brasília, na útima quinta-feira, 23. O mandatário ainda afirmou que as nações estão estudando formas de baratear o custo do deslocamento.
"Nós sabemos que as companhias aéreas querem dinheiro, eles não fazem filantropia. Então, nós decidimos com apoio do governo brasileiro e o de Salvador, que os dois primeiros anos da criação desse voo, que a gente financiasse as passagens aéreas para que não ficassem muito caras e fazer com o que qualquer passageiro não pague mais que R$ 2.500", anunciou o presidente do Benin.
A medida marca a aproximação entre a Bahia e o Benin, tem vistas para o fortalecimento comercial tanto do Brasil como o do Benin e deve alavancar o turismo africano entre o estado e a África, berço da maior parte dos ancestrais brasileiros.
"Nós sabemos que o nossos ancestrais que vieram para cá forçados, eles vieram não para fazerem turismo, mas para trabalhar e realizar o desenvolvimento feito aqui no Brasil e agora chegou a nossa vez de fazer o desenvolvimento de forma voluntária e consciente. [...]. A minha visita aqui deve reestabelecer essa ligação histórica e reforçar as relações comerciais entre os dois países. [...]. O Benin, que apesar do subdesenvolvimento é um país que tem oportunidade de desenvolvimento e queremos que o Brasil conheça isso”, completou Talon.
O presidente ainda revelou que encaminhará um projeto de lei para os deputados do país a fim de facilitar o intercâmbio entre os países deve conceder a cidadania beninense a alguns brasileiros.
"Com a cidadania beninense, eles poderão viajar livremente. Outros brasileiros também que não serão cidadão, mas que possuem passaporte não precisarão de visto nenhum para entrar no Benin. Tudo isso vai fazer com que a cooperação técnica e o desenvolvimento entre os países sejam intensificados", concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes