Salvador terá câmeras de reconhecimento facial em pontos turísticos | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Salvador terá câmeras de reconhecimento facial em pontos turísticos

Publicado quarta-feira, 13 de outubro de 2021 às 11:39 h | Atualizado em 13/10/2021, 12:07 | Autor: Redação
Prefeito afirmou que onda de violência em pontos da cidade tem afastado turistas | Foto: Betto Jr/Secom
Prefeito afirmou que onda de violência em pontos da cidade tem afastado turistas | Foto: Betto Jr/Secom -

Os principais pontos turísticos de Salvador receberão câmeras de reconhecimento facial, conforme anúncio do prefeito Bruno Reis (DEM), feito na manhã desta quarta-feira, 13.

De acordo com o gestor, a iniciativa visa coibir a criminalidade nos principais focos de turismo da capital baiana, após a recente escalada de violência, que teve como episódio mais recente o assassinato de um homem na praia do Porto da Barra no último domingo, 10.

“Essas são áreas importantes para a cidade com geração de emprego e renda, acredito muito que a tecnologia pode auxiliar no combate ao crime, a prefeitura entra no que for possível, sempre consciente que a segurança pública cabe ao Estado”, afirmou.

O prefeito ressaltou que a instalação dos equipamentos, financiados com verbas do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), afeta positivamente a vinda de turistas à capital baiana: “As pessoas quando viajam levam em consideração a segurança”.

Ainda de acordo com Bruno, uma reunião com o Coronel Paulo Coutinho, comandante da PM baiana, já foi realizada para definir como será a atuação do órgão nas regiões em que os equipamentos serão instalados.

Os locais e datas escolhidos para a instalação das câmeras de reconhecimento facial não foram divulgadas até o momento.

Investimento

No mês de julho, o governador Rui Costa (PT) assinou uma ordem de serviço para a ampliação do sistema de reconhecimento facial e de placas em Salvador e outras 77 cidades do estado.

O investimento é avaliado em R$ 665 milhões e de acordo com o governo, a tecnologia já foi responsável pela prisão de 221 procurados pela Justiça.

Publicações relacionadas