SALVADOR
Santo Antônio: milagres e lendas fazem a história do santo
Por Paula Pitta, do A TARDE On Line
Leia também:
>> Salvador reza o Santo Antonio a partir deste domingo
>> Doação de pão aumenta durante trezena de Santo Antônio
>> Confira a programação nas paróquias e igrejas de Salvador
A devoção a Santo Antônio cruzou o oceano e chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses. “Este santo é muito devotado na Itália e Portugal e a popularidade percorreu os países colonizados por esses povos”, explica o padre Mário Sérgio, pároco da igreja de Nossa Senhora da Piedade.
Santo Antônio nasceu em Lisboa em 1195, em uma família burguesa européia, a família Bulhões. Ele abriu mão das regalias para evangelizar e ajudar os pobres.
O Santo Antônio também ficou conhecido como milagreiro. Outra fama deste santo é de “casamenteiro”. Diz a lenda, como conta padre Mário Sérgio, que uma mãe à Santo Antônio para a filha se casar, como isso não aconteceu, a garota arremessou a imagem do santo para fora de casa. Mas a imagem bateu em um rapaz, que resolveu devolver. Ao chegar na entrada da casa de onde a imagem tinha sido arremessada, ele e a jovem se apaixonaram e se casaram.
O santo ficou popular ainda por sua vida religiosa. Um fato decisivo foi quando decidiu seguir uma missão em Marrocos, onde conheceu São Francisco de Assis, passando a ser seu seguidor e entrando para a ordem franciscana. “São Francisco de Assis é o santo que tem mais devotos no mundo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes