SALVADOR
São Pedro ganha festa também em Itapuã
Por Kleyzer Seixas, do A TARDE On Line
Na paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, a programação em homenagem a São Pedro terá missa e procissão, com a imagem do padroeiro sendo conduzida até a colônia de pescadores do bairro
A festa, organizada pelos próprios homens do mar, tem direito a um café da manhã na colônia, seguido de foguetório “No ano passado choveu muito e não tivemos condição de ir para a colônia, mas parece que agora vai ser diferente porque o tempo está melhor”, espera o padre Antonio Ademilton de Santa Bárbara, pároco de Itapuã.
Um dos principais motivos para que os fiéis lotem as igrejas de Itapuã e da Piedade é a grande popularidade de São Pedro. Primeiro Papa da igreja católica, o santo tem um grande número de devotos no Brasil e em diversos outros países do mundo
A cultura popular, inclusive, é um dos motivos que torna o santo tão conhecido e com tantos seguidores. Os pescadores, por exemplo, são devotos de São Pedro porque ele vivia da pesca antes de tornar-se um dos 12 apóstolos de Cristo. As viúvas e viúvos também são fiéis porque, conforme a tradição evangélica, São Pedro morava com a sogra, que era viúva.
As homenagens a São Pedro também costumam atrair pessoas que não tem casa própria, moram de aluguel ou tem alguma pendência referente à moradia. A explicação está no fato da imagem do santo trazer uma chave nas mãos, que simboliza o poder espiritual e temporal (terreno), mas os devotos acreditam que a chave simboliza a tão sonhada libertação do aluguel e muitos vão a cerimônia carregando chaves.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes