SALVADOR
Secretaria apresenta Hospital Municipal de Salvador
Por Felipe Santana*
Como parte das comemorações dos 469 anos de fundação da capital baiana, o Hospital Municipal de Salvador, no bairro Boca da Mata, surge como uma unidade responsável por ampliar o atendimento de urgência e emergência em toda a cidade.
Em uma visita guiada para a imprensa, na tarde desta quarta-feira, 28, a prefeitura apresentou as áreas e estruturas da unidade de saúde.
A inauguração será no dia 4 de abril, sendo que a ocupação dos leitos e dos atendimentos ocorrerá de forma gradativa. Durante 25 dias, o hospital vai funcionar em fase de observação, atendendo os casos de urgência e emergência distribuídos pelo Samu e pela Central Municipal de Regulação.
Os atendimentos ambulatoriais e apoio a diagnóstico serão iniciados a partir do dia 9 de abril. O hospital receberá pacientes regulados e por demanda aberta após a classificação de risco. O hospital ainda conta com heliponto e base descentralizada do Samu.
Consultas
O ambulatório de egressos da unidade terá consultórios de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia pediátrica, pediatria, generalista e ortopedia e traumatologia. A unidade ainda deve contar com serviço social, pré-consulta de enfermagem e agência de transfusão sanguínea.
Segundo o secretário municipal da Saúde, José Antônio, a unidade será responsável por cerca de mil internamentos, 100 mil exames laboratoriais e oito mil exames de imagem por mês. “É um hospital de alta complexidade, que vem coroar uma rede que construímos nos últimos cinco anos. Ele vem atender à demanda dessas patologias que são encontradas na atenção básica e nas unidades de pronto atendimento”, disse.
Atendimento
Com capacidade para atender 500 casos de emergência por dia, a unidade terá como áreas de especialidade traumatologia, ortopedia e urgências clínicas.
Mesmo após a liberação dos pacientes que já foram internados, o hospital contará com uma equipe de atenção domiciliar com capacidade para 180 atendimentos por mês. Na unidade, cerca de 210 leitos compõe a assistência para os pacientes. Para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 leitos são distribuídos para adulto e criança.
Na ala de urgência e emergência, haverá 26 leitos de observação para adultos, sete leitos de observação pediátrica e 22 poltronas para aplicação de medicamentos. A área também conta com salas de curativo, aplicação de gesso e estabilização, quatro boxes de reanimação e leitos similares ao de terapia intensiva.
A lista de serviços engloba exames laboratoriais, ressonância magnética, radiologia digital, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, ecocardiografia, eletrocardiografia, teste de esforço, Holter e Mapa.
* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes