PLANO NACIONAL
Secretária destaca políticas de proteção aos povos de matriz africana
Escuta aos segmentos tenta soerguer um plano nacional de proteção e salvaguarda
Por Lucas Franco e Rodrigo Tardio
O aumento dos ataques aos povos de matriz africana tem despertado a atenção cada vez maior do poder público. Sendo assim, políticas de combate já estão sendo desenvolvidas. A secretária da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães destacou a celeridade deste processo para proteção ao segmento.
"O governo federal está em processo de reconstrução das politicas públicas após o período de terra arrasada. As religiões de matriz africana foram as mais atingidas e a escuta nos estados é importante para soerguer um plano nacional de proteção a salvaguarda", disse.
A fala da secretária foi durante o encontro regional 'Abre Caminhos', iniciativa do Ministério, com o objetivo de ouvir lideranças e comunidades tradicionais de matriz africana, além do povo de terreiro, e daí elaborar as políticas de enfrentamento ao racismo religioso em todo o país.
A secretária observa um maior encorajamento que atualmente as pessoas têm para denunciar todo tipo de violência neste sentido..
"As pessoas têm instrumento para filmagem por intermédio de recursos tecnológicos, e isso somado com ações coordenadas e intensas do poder público, podemos coibir inclusive junto à policia, levando em conta que são crimes de maior potencial ofensivo", finalizou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes