Secretária destaca políticas de proteção aos povos de matriz africana | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Secretária destaca políticas de proteção aos povos de matriz africana

Escuta aos segmentos tenta soerguer um plano nacional de proteção e salvaguarda

Publicado quarta-feira, 19 de julho de 2023 às 16:11 h | Autor: Lucas Franco e Rodrigo Tardio
Ângela Guimarães (Sepromi) observa um maior encorajamento que atualmente as pessoas têm para denunciar todo tipo de violência neste sentido
Ângela Guimarães (Sepromi) observa um maior encorajamento que atualmente as pessoas têm para denunciar todo tipo de violência neste sentido -

O aumento dos ataques aos povos de matriz africana tem despertado a atenção cada vez maior do poder público. Sendo assim, políticas de combate já estão sendo desenvolvidas. A secretária da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães destacou a celeridade deste processo para proteção ao segmento.

"O governo federal está em processo de reconstrução das politicas públicas após o período de terra arrasada. As religiões de matriz africana foram as mais atingidas e a escuta nos estados é importante para soerguer um plano nacional de proteção a salvaguarda", disse.

A fala da secretária foi durante o encontro regional 'Abre Caminhos', iniciativa do Ministério, com o objetivo de ouvir lideranças e comunidades tradicionais de matriz africana, além do povo de terreiro, e daí elaborar as políticas de enfrentamento ao racismo religioso em todo o país.

A secretária observa um maior encorajamento que atualmente as pessoas têm para denunciar todo tipo de violência neste sentido..

"As pessoas têm instrumento para filmagem por intermédio de recursos tecnológicos, e isso somado com ações coordenadas e intensas do poder público, podemos coibir inclusive junto à policia, levando em conta que são crimes de maior potencial ofensivo", finalizou.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS