Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Secretário de Mobilidade diz que fiscalização fica prejudicada sem restringir carros

Por Raul Aguilar

26/08/2019 - 20:05 h
Fábio Mota usa exemplo dos EUA para defender limitação
Fábio Mota usa exemplo dos EUA para defender limitação -

“Sem limitação será impossível fiscalizar”, é o que afirma o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, sobre o Projeto de Lei do Executivo 258/ 2018, que regulamenta o transporte por aplicativos no município de Salvador.

O secretário acredita que uma alteração ou retirada do artigo que estabelece o limite de 7.200 veículos irá prejudicar tanto a fiscalização como a fluidez do trânsito.

“As grandes metrópoles do mundo, a exemplo de Nova Iorque, já limitaram, porque é impossível fiscalizar sem isso. Além de ser impossível fiscalizar, é muito ruim do ponto de vista da mobilidade: você vai ter mais carros circulando e mais congestionamento”, afirmou Mota.

Sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que proibiram a limitação pelos municípios, o secretário alegou que o modelo de Salvador é outro.

“Tivemos uma única decisão com relação à Teresina, que é diferente do que estamos propondo aqui. Na capital do Piauí, instituiu-se uma legislação que limitava, porém era o Município quem escolheria quais veículos iriam rodar pela cidade. Nosso projeto é diferente: nele pedimos a limitação, mas cabe aos aplicativos informarem aos municípios quais motoristas estão cadastrados e irão atuar na cidade”, explicou.

Uma reunião na Câmara Municipal de Salvador (CMS), nesta terça-feira, 27, entre as comissões de Finanças e Transporte, irá analisar as emendas e emitir um parecer sobre o PLE.

Categorias divergem

O presidente da Associação Geral dos Taxistas (Agetaxi), Denis Paim, declarou apoio ao projeto da Prefeitura. “O projeto enviado pelo prefeito ACM Neto, com o aval do secretário Fábio Mota, é justo para as duas categorias. Salvador está uma bagunça por causa da quantidade de motoristas de aplicativo que estão circulando. É muito engarrafamento, e isso não pode continuar. O diretor da Associação dos Motoristas Profissionais Autônomos do Estado da Bahia (AMPABA), Natanael Souza, discordou do representante dos taxistas. “Essa limitação de veículos não irá passar no texto, pois é inconstitucional e descabida. Se tentarem colocar, vamos derrubar na Justiça”, disse Natanael.

Uber: limitação é inconstitucional

Principal plataforma de transporte por aplicativo, a Uber afirmou, em nota, que nenhuma das grandes capitais brasileiras limita os veículos que fazem transporte privado individual de passageiros e isso não impede que a fiscalização aconteça efetivamente. Tal fiscalização é prerrogativa da prefeitura e está prevista na Lei Federal 13.640/2018.

Por outro lado, o STF estabeleceu que regulações municipais não podem extrapolar o previsto na lei federal, tornando inconstitucional qualquer restrição de acesso à plataforma, como o limite de motoristas permitidos por cidade e a exigência de autorizações prévias.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fábio Mota usa exemplo dos EUA para defender limitação
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Fábio Mota usa exemplo dos EUA para defender limitação
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Fábio Mota usa exemplo dos EUA para defender limitação
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Fábio Mota usa exemplo dos EUA para defender limitação
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x