Tecnologia 5G chega a 77 bairros de Salvador nesta terça-feira | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Tecnologia 5G chega a 77 bairros de Salvador nesta terça-feira

Em contato com o Portal A TARDE, as operadoras deram mais detalhes sobre a ativação do serviço

Publicado terça-feira, 16 de agosto de 2022 às 08:00 h | Atualizado em 16/08/2022, 19:45 | Autor: Daniel Genonadio e Bianca Carneiro
O serviço 5G passou por evoluções até chegar ao que será ofertado nesta terça
O serviço 5G passou por evoluções até chegar ao que será ofertado nesta terça -

No início do que promete ser uma importante mudança no setor de telecomunicações, o 5G será ativado em Salvador nesta terça-feira, 16, após aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por conta disso, o Portal A TARDE ouviu as três maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil (Tim, Claro e Vivo) e conseguiu detalhes do processo de implantação do serviço, que chega inicialmente a 77 bairros da capital baiana. 

>>> Bairros de Salvador começam a receber serviço 5G nesta terça; confira

Rede de maior alcance, a TIM vai iniciar operação nas 77 localidades de Salvador (confira aqui), enquanto a Vivo atingirá 16 e a Claro 15. De acordo com o diretor de vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento, a ativação do 5G, que pode alcançar uma velocidade de navegação até 100 vezes maior do que o oferecido no 4G, será feita de maneira imediata.”Estamos com o Core todo implementado para o início imediato do 5G. A TIM está pronta para oferecer os melhores serviços 5G em Salvador, tão logo o início das operações do 5G puro, que opera na frequência de 3,5GHz, seja autorizado", afirmou. 

A promessa é "revolucionar o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte e segurança".

A ativação do 5G, pela Vivo, começou no início de dezembro do ano passado em todo o país. A empresa foi a que mais arrematou frequências durante o leilão da Anatel, utilizando a faixa de 2,3GHz em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo Karina Tenório, diretora regional da Vivo, a empresa possui mais de 3 milhões de clientes (B2C) com aparelhos compatíveis.  

Em Salvador, inicialmente, a tecnologia implementada pela Vivo irá atender aos bairros de Amaralina, Cabula, Caminho das Árvores, Candeal, Canela, Costa Azul, Garcia, Graça, Horto Florestal, Iguatemi, Itaigara, Ondina, Parque Bela Vista, Pituba, Rio Vermelho e Santa Cruz. A operadora diz que as demais localidades da capital baiana vão receber o 5G de forma gradual, mas nenhum prazo foi estipulado.

Com relação às outras regiões da Bahia, a exemplo da região metropolitana, Karina diz que “o foco no momento do setor é ativar as capitais até o final do ano”, seguindo o cronograma e diretrizes do GAISPI, grupo responsável pela liberação de uso desta frequência, e da Anatel.

Ainda de acordo com ela, a chegada da rede 5G promete uma série de benefícios que vão facilitar a vida dos usuários e gerar mais eficiência às empresas. Ele diz que a novidade já fará a diferença nos celulares desde o primeiro uso.

“Com a nova rede, neste primeiro momento, os clientes que possuírem aparelho compatível e estiver dentro da área de cobertura já poderão ter uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia, como nas aplicações em realidade aumentada ou nos jogos online com resolução 4K, por exemplo”, explica.

Completa o rol de oferta do 5G em Salvador, a Claro. Assim como a Vivo, nesta primeira fase da implantação, a empresa não irá ofertar o sinal em todas as regiões da capital baiana. Serão beneficiados os bairros da Barra, Caminho das Árvores, Campo Grande, Candeal, Canela, Chame-Chame, Federação, Graça, Horto Florestal, Itaigara, Jardim Apipema, Ondina, Parque Bela Vista, Pituba e Politeama. A faixa utilizada é a de 3,5 GHz. 

De acordo com o diretor regional da Claro Bahia, Marco Aurélio Alves, a rede de Salvador é moderna e está preparada para a evolução de sinal desde a implantação do 4.5G. 

“Inicialmente, a expectativa é que nos próximos dias o cliente da Claro, conectado à rede 5G+ e com aparelho compatível, alcance velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps. Ressaltando que os resultados de velocidade dependem do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento”, aponta.

Diretor regional da Claro Bahia, Marco Aurélio Alves, garante que a rede de Salvador é moderna e está preparada para a evolução de sinal
Diretor regional da Claro Bahia, Marco Aurélio Alves, garante que a rede de Salvador é moderna e está preparada para a evolução de sinal |  Foto: Divulgação
 

Segundo a operadora, a rede será ativada imediatamente após a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi, prevista para esta terça, em horário ainda não divulgado.

Operação

Para utilizar o 5G a partir desta terça-feira, o morador de Salvador precisa contar com um celular que seja compatível com a tecnologia. Até julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados (veja lista abaixo). Os celulares que serão lançados já serão compatíveis para o uso do 5G. 

Além disso, de acordo com as operadoras de telefonia, não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G. Nos celulares da Apple será necessário baixar uma atualização de software, que ainda será disponibilizada. 

"As tecnologias atuais e o 5G coexistirão e os investimentos da TIM em infraestrutura para expansão da rede 4G continuarão. A operadora tem compromisso público de chegar a todos os municípios brasileiros com a internet de 4ª geração até 2023, ao mesmo tempo em que ativará o 5G em todo país, conforme cronograma da Anatel. Desta forma, os aparelhos com outras tecnologias continuarão funcionando normalmente, se conectando às redes às quais são compatíveis", explicou Bruno Talento.  

O diretor de vendas da TIM conta que a empresa conseguiu dobrar o estabelecido no leilão da Anatel em Salvador, o que resultou na ampliação de bairros atendidos, na comparação com as concorrentes. “Vamos chegar a 50% dos bairros. Inicialmente estava previsto pra gente fazer uma antena a cada 100 mil habitantes e nós vamos fazer o dobro (...) A meta era uma antena a cada 100 mil habitantes, para esse primeiro momento do lançamento, mas fizemos mais do que o dobro, são mais de uma antena para essa faixa”, aponta ele.

Ainda de acordo com Bruno, o 5G passou por evoluções até chegar ao que será ofertado nesta terça. Na primeira versão, a empresa lidou com uma variação do 4G. O modelo mais abrangente, que vai ser lançado, é o 5G Now Standalone. No entanto, a operadora vai oferecer aos clientes pós-pagos a possibilidade de aderir a uma outra rede ainda mais tecnológica. 

“A primeira versão que nós testamos, inclusive no circuito do carnaval de Salvador, foi o 5G DSS, um aprimoramento da rede 4G. Ainda não era o 5G Standalone, que tem a capacidade de interconectar muito mais equipamentos em metros quadrados. Com o leilão do 5G foi licitada a frequência de 3,5 GHz. É nessa frequência que navega o 5G Standalone e 5G Now Standalone. Nós vamos liberar o 5G Now Standalone, que é mais rápido que o 4G, ele tem um download e um upload muito maior de todas as características do Standalone, com altíssima velocidade, as possibilidades das conexões, um consumo menor de bateria e maior de armazenar dados”, explica.

E tudo indica que o futuro vai ser ainda mais tecnológico. Na última deliberação, a Anatel apontou que a partir de 1º de janeiro de 2023, o 5G será ativado em municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 mil habitantes. Já em junho de 2023, os contemplados serão municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 200 mil habitantes. 

Com isso, as cidades baianas que deverão contar com 5G em 2023 são Feira de Santana (624.107 habitantes), Vitória da Conquista (343.643), Camaçari (309.208), Juazeiro (219.544), Itabuna (214.123) e Lauro de Freitas (204.669), de acordo com os últimos dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quanto a uma possível antecipação deste prazo, Bruno ressalta que o avanço depende não só das operadoras, mas também, da democratização do acesso aos aparelhos habilitados, em si, e da própria adesão da população.

 “O número de aparelhos que temos na base é de 4 a 5% com a tecnologia 5G, então com o avançar da utilização dessa tecnologia, com a demanda das indústrias por essa tecnologia, tudo isso pode ser antecipado. Mas a princípio, o que posso dizer é que vamos atender a Anatel, no caso de 2023, as cidades com mais de 500 mil habitantes”, afirma.

Lista de celulares compatíveis com 5G

Apple

iPhone SE (3ª geração)

iPhone 12

iPhone 12 Mini

iPhone 12 Pro

iPhone 12 Pro Max

iPhone 13

iPhone 13 Mini

iPhone 13 Pro

iPhone 13 Pro Max

Samsung

Galaxy S21 FE 5G

Galaxy S21 5G

Galaxy S21+ 5G

Galaxy S21 Ultra 5G

Galaxy S22

Galaxy S22+

Galaxy S22 Ultra

Galaxy A13

Galaxy A22 5G

Galaxy A32 5G

Galaxy A33 5G

Galaxy A52 5G

Galaxy A52s 5G

Galaxy A53 5G

Galaxy A73 5G

Galaxy M23 5G

Galaxy M33 5G

Galaxy M52 5G

Galaxy M53 5G

Galaxy Z Flip 3 5G

Galaxy Z Fold 2 5G

Galaxy Z Fold 3 5G

Galaxy Note 20 5G

Galaxy Note 20 Ultra 5G

Motorola

Moto G 5G Plus

Moto G 5G

Moto G50 5G

Moto G62 5G

Moto G71 5G

Moto G82 5G

Moto G100 5G

Moto G200 5G

Motorola Edge

Motorola Edge 20

Motorola Edge 20 Lite

Motorola Edge 20 Pro

Motorola Edge 30

Motorola Edge 30 Pro

Xiaomi

Mi 11 Lite 5G

Mi 12 Pro 5G

Xiaomi 12 Lite

Poco M3 Pro 5G

Poco M4 Pro 5G

Poco X4 Pro 5G

Redmi Note 10 5G

Redmi Note 11 Pro 5G

Asus

Zenfone 8

Zenfone 8 Flip

ROG Phone 5

ROG Phone 5s

Realme:

Realme GT Master

Realme GT 2 Pro

Realme 9 Pro+

TCL:

TCL 20 Pro 5G

Infinix

Zero 5G

Nokia

Nokia G50

Lenovo

Legion Phone Due

Publicações relacionadas