SAÍDA DE SALVADOR
Tempo de espera para embarque no ferryboat chega a 3h
Devido à Operação Verão, a travessia é realizada a cada 30 minutos
Por Da Redação
A movimentação tem sido intensa na manhã desta sexta-feira, 31, para carros e pedestres no Terminal São Joaquim, em Salvador. Para os veículos, o tempo de espera para ingressarem nas embarcações tem chegado a marca de 3 horas. No caso dos passageiros, a extensão da fila chega na avenida Engenheiro Oscar Pontes, em Água de Meninos, com cerca de uma hora e meia de espera.
Devido à Operação Verão, todos os embarques têm ocorrido a cada 30 minutos com 6 ferrys em operação. O esquema especial segue até 10 de janeiro com viagens extras, além dos horários oficiais. As vagas para o serviço de Hora Marcada estão esgotadas.
A partir do Terminal São Joaquim, os horários de saída são: 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h. O atendimento do Setor de Cartões para usuários do Ferry Card não estará disponível no dia 31.
Imagens enviadas à reportagem do Portal A TARDE mostram que a fila de veículos para embarque chegou até a antiga sede do Instituto Couto Maia, em Monte Serrat. Segundo a Internacional Travessias, concessionário que administra o ferry, a movimentação no Terminal Bom Despacho tem sido tranquila.
De acordo com emissoras de televisão locais, o tempo de espera para os passageiros fazerem a travessia por meio das lanchinhas tem sido de 2 horas.
Com o intuito de coibir a ação de cambistas na região, a Internacional Travessias estipulou que cada pessoa só poderá adquirir um único bilhete, ao invés de três, como era antigamente. Assim, não será possível uma pessoa adquirir a entrada para amigos ou parentes.
A Polícia Militar (PM-BA) tem realizado rondas em torno da região, justamente com o intuito de evitar a prática dos bilhetes de forma irregular. Além disso, a Superintendência de Trânsito (Transalvador) também esteve no local para auxiliar na fluídez dos carros.
Estradas
A PRF-BA iniciou, na quinta, 31, a Operação Ano Novo, com reforço do policiamento em trechos estratégicos até o dia 2 de janeiro. De acordo com a inspetora Janaína Sousa, chefe substituta do Serviço de Operações da PRF-BA, desrespeito às normas de trânsito, como velocidade incompatível na via, ultrapassagens indevidas e ausência de equipamentos como cinto de segurança e capacete são as causas da maioria dos acidentes graves.
A Agerba também começou a operação especial com concessionárias de transportes. Na BA-099, administrada pela Litoral Norte (CLN), a expectativa é de que mais de 445 mil veículos circulem entre 24 de dezembro e 3 de janeiro.
No trecho administrado pela Bahia Norte (CBN), a BA-093, a estimativa é que mais de 794 mil veículos transitem pelos mais de 132 km e a recomendação é utilizar a via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas como uma alternativa para o Litoral Norte. As operações contam com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).
O sistema rodoviário intermunicipal de transporte não ofertará horários extras, com exceção de possível necessidade das empresas em caso de alta demanda. A estimativa é que cerca de 120 mil pessoas passem pelo local até esta sexta, número 25% que do ano passado. Os passageiros precisam apresentar a carteira de vacinação contra o coronavírus.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes