Temporão participa em Salvador de campanha contra a Dengue | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Temporão participa em Salvador de campanha contra a Dengue

Publicado quarta-feira, 04 de novembro de 2009 às 18:58 h | Autor: Cláudio Bandeira | A TARDE*

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve em Salvador na tarde desta quarta-feira, 4, para apresentar na Bahia o plano de contingência da dengue para a alta estação. O evento aconteceu no Hospital das Clínicas, no Vale do Canela. Além do minstro, estavam presentes o governador Jaques Vagner e o secretário estadual da Sáude, Jorge Sola.

Temporão chegou à capital num momento em que os números refletem um aumento significativo no número de casos da doença no Estado. Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos registrados na Bahia entre janeiro e outubro deste ano é 3 vezes maior que o mesmo período de 2008.

São 33.541 casos no ano passado contra 101.676 em 2009. Na média nacional, porém, houve queda de 46%, saindo de 758.051 para 406.883.

Segundo o ministro, os números refletem a falta de continuidade nos trabalhos de prevenção em municípios da Bahia, especialmente nos da região sul, onde se concentram o maior número de casos.

Temporão afirmou que em muitos municípios, onde houve aumento de casos, ocorreu troca de governo, em janeiro deste ano, e isso levou ao desmantelamento das equipes de saúde, dificultaando a continuidade dos trabalhos.

Mobilização - Além da Bahia, Temporão visitará, ainda no mês de novembro, os estados de Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ainda de acordo com o ministério, as visitas ocorrerão para mobilizar gestores e população contra a dengue nos locais onde há um maior número de casos.

*com redação de Guilherme Lopes, do A TARDE On Line.

Publicações relacionadas