SALVADOR
Transalvador organiza ações para retorno das aulas presenciais
A ideia é evitar pontos de congestionamentos no entorno das escolas
Por Cássio Santana
Com a retomada das aulas 100% presenciais em Salvador, a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador ) organizou a Operação Volta às Aulas, uma série de medidas para evitar pontos de congestionamento no entorno de escolas na capital baiana .
De acordo com o superintendente da Transalvador, Marcus Vinícius Passos, as ações do órgão serão, sobretudo, educativas, de conscientização de pais e crianças, neste primeiro momento de retorno das crianças e adolescentes às escolas.
“A gente estruturou nossas ações em duas etapas. No início da manhã, nossas equipes entram no entorno das escolas, faz fiscalização e orientação do trânsito, já que as escolas são polo geradores de tráfego, evitando congestionamentos”, disse Passos em conversa com o programa Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM, na manhã desta segunda-feira, 7.
“E no final da manhã, início da tarde, entra a equipe da educação do trânsito. Ampliamos nossa equipe de educação de trânsito, criamos um boneco para chamar atenção das crianças, uma multa simbólica, para que os próprios filhos possam controlar seus pais, no sentido de colocar cinto, colocar a cadeira no banco de trás.”, continuou.
A ideia, de acordo com o superintendente da Transalvador, é evitar qualquer tipo de autuação, exceto em casos de desvio devidamente tipificados e reincidentes.
“Nesse primeiro momento, não estamos fazendo autuação, mas se tiver um condutor parado em um lugar proibido, por exemplo, em cima de uma calçada, a gente deve autuar. Mas nossas ações, agora, são mais para educar, informar, e não apenas para multar.”, completou.
Dentre as ações educativas e preventivas da Transalvador, estão o reforço na sinalização na porta das escolas, na faixa de pedestres, nas placas e uma cartilha de orientação no trânsito para os pais que conduzem crianças às escolas.
“Fizemos diversas ações para que possamos ter um trânsito mais gentil, educado, seguro, para que a gente tenha segurança no entorno das escolas, e que os pais tenham consciência para não cometerem erros na condução dos filhos’, disse.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes