Trânsito: Especialistas apontam soluções para Salvador
Os congestionamentos diários de Salvador suscitam uma dúvida presente em muitas metrópoles no mundo: o que fazer para ao menos atenuar o problema? Adotar rodízio de veículos, como São Paulo, pedágio urbano, como Londres, restringir o uso de carros com a redução de vagas de estacionamento e consequente aumento de preços das vagas, como Nova Iorque e tantas outras?
Especialistas ouvidos por A TARDE acham que o caminho é outro: antes de medidas extremas ou mais obras, a cidade precisa melhorar o transporte público. "Temos que partir do pressuposto de que o transporte público esteja funcionando corretamente, para atrair a confiança da população e fazer com que as pessoas deixem seus carros em casa e utilizem o ônibus, já que não temos a opção de metrô", afirma Cira Pitombo, professora do Departamento de Transportes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Ela associa a facilidade de crédito para a compra do automóvel e a baixa qualidade do transporte público ao entrave do trânsito na capital.
Soluções - Para solucionar o atual quadro de imobilidade urbana em Salvador, a especialista sugere uma série de medidas (leia no quadro ao lado), desde intervenções físicas, pesquisas sobre mobilidade, carona solidária e responsabilidade das empresas pelo transporte dos funcionários.
"Não existe fórmula mágica para o tráfego. Para o sistema de trânsito voltar a fluir, precisamos tirar os carros da rua", sugere. Pitombo, que compara o fluxo de veículos em Salvador a uma torneira aberta, sem controle, incapaz de ser absorvido pelas vias.
Procurada, a Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin) não respondeu ao A TARDE, sobre as medidas que poderiam reduzir os colapsos no trânsito da capital até o fechamento desta edição.