POLÍCIA CIVIL
Unidade de Atendimento à mulher chega ao Salvador Shopping
Unidade tem como objetivo atender a todos, mas principalmente mulheres vítimas de violência doméstica
Por Da Redação
No dia de mobilização por mais um ano da Lei Maria da Penha, que completa 17 anos, as vítimas de violência doméstica e familiar terão mais um serviço de atenção e acolhimento, resultado de uma parceria entre a Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) e a Polícia Civil. Nesta segunda-feira, 7, será inaugurada, às 11h, uma unidade da Polícia Civil, no SAC Salvador Shopping.
No local, terá serviços de registro de ocorrências para o público em geral, mas terá como foco o público feminino, através dos depoimentos online pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). A inauguração terá a presença do secretário da Administração, Edelvino Góes; de segurança pública, Marcelo Werner; Heloísa Campos de Brito, Delegada-Geral e demais autoridades.
Os atendimentos serão por meio de agendamento no SAC Digital. O Serviço de registro de ocorrências para o público em geral poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Os depoimentos online para o público feminino serão realizados, inicialmente, às quartas-feiras, no turno vespertino. Além do novo atendimento no SAC, as mulheres podem recorrer a 15 DEAMs e nove Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMs), no interior.
Estrutura e privacidade
A unidade terá pontos de atendimento, com uma sala para a realização dos depoimentos online e outra para registro de ocorrências. No primeiro semestre de 2023, a Polícia Civil instaurou 13.153 inquéritos policiais, encaminhou 7.171 para o Poder Judiciário e já solicitou 3.064 medidas protetivas de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar.
A Polícia Civil também implementou o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV). As denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa pelo Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, ligando 181. Não é preciso se identificar.
Agosto Lilás
Agosto, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, tem a campanha intitulada como “Agosto Lilás”, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema, foi criada tendo como referência à Lei Maria da Penha, que surgiu para amparar mulheres vítimas de violência doméstica.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes