MOBILIDADE
Vereador propõe faixa azul para motociclistas na capital baiana
Medida, segundo autor da proposta, serviria para diminuir os riscos de acidentes com esses condutores
Por Da Redação
O vereador e ouvidor-geral da Câmara de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), protocolou um Projeto de Indicação (PIN) que determina a realização dos estudos e medidas necessárias para a implantação de uma faixa azul para motocicletas, ciclomotores, motonetas e afins nas principais vias da capital baiana.
“Em diálogo com o Sindimoto [Sindicato dos Motociclistas Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia], apresentei na Câmara um projeto para que se promovam estudos técnicos para implantação da faixa azul, um corredor para motociclistas nas principais vias de Salvador. O objetivo é reduzir o número de acidentes envolvendo motos e dinamizar a própria economia, visto que cresce a cada dia o número de trabalhadores que dependem da moto para se locomover ou trabalhar”, explicou Augusto.
A capital baiana tem um alto índice de acidentes envolvendo motos. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), entre janeiro e setembro de 2021, 30 motociclistas morreram e 1.386 ficaram feridos.
O projeto considera uma série de benefícios que a implantação da faixa traria para o trânsito urbano, mas sobretudo para a segurança dos trabalhadores que dependem da moto para sobreviver.
A medida, que já acontece no município de São Paulo, tem demonstrado resultados extremamente positivos, garante o edil. De acordo com o relatório do primeiro semestre da implementação, nenhuma morte envolvendo motos foi registrada e houve uma redução dos sinistros de trânsito e da lentidão de pelo menos 55,2% no trecho em que foi implantada.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes