Vereador Suíca propõe linha telefônica para orientar homens contra o machismo | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Vereador Suíca propõe linha telefônica para orientar homens contra o machismo

Publicado quarta-feira, 27 de outubro de 2021 às 08:49 h | Atualizado em 27/10/2021, 08:58 | Autor: Da Redação
Iniciativa busca orientar sobre masculinidade tóxica, machismo e temas relacionados | Divulgação | CMS
Iniciativa busca orientar sobre masculinidade tóxica, machismo e temas relacionados | Divulgação | CMS -

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), membro da Câmara Municipal de Salvador, propôs, através do Projeto de Indicação nº 561/2021, a criação de uma linha telefônica gratuita para escuta de homens. A iniciativa busca orientar sobre masculinidade tóxica, machismo e temas relacionados.

De acordo com o próprio idealizador do projeto, a ideia não tem o intuito de torná-los vítimas ou isentá-los da responsabilidade por atos violentos, o objetivo é minimizar essas práticas que aumentaram consideravelmente durante a pandemia.

"A Covid-19 impôs à população a necessidade de distanciamento social, o que consequentemente aumentou o tempo de exposição das vítimas aos agressores, além da dificuldade de realizar denúncias, já que os mesmos estariam frequentemente em casa”, destaca. 

Suíca ressaltou a importância do PI, de utilidade pública, e projetou os benefícios à sociedade.

"O projeto vem para somar e reforçar as políticas públicas voltadas às mulheres, integrado a uma abordagem pedagógica, com o intuito de prevenir a violência sexista por meio da compreensão e da atenção às suas causas ».

O vereador reforçou que as violências de gênero são reconhecidas mundialmente como problema de saúde pública, tendo como principal causa o machismo estrutural e institucional, que ocasionam sofrimento psíquico às vítimas, como depressão, ansiedade, fobias, transtorno pós-traumático, problemas alimentares, aumento nas taxas de suicídio e feminicídio.

Um projeto semelhante existe em Bogotá, capital da Colômbia. A linha já atendeu quase 2 mil homens em dez meses de funcionamento.

Publicações relacionadas