SALVADOR
Visita de presidente da Galícia cria expectativa de intercâmbio
Por Mary Weinstein
A visita do presidente da Xunta (governo) da Galícia, Emílio Perez Touriño, à Bahia, começou neste domingo pelo Hospital Espanhol, instituição fundada há 122 anos pela comunidade espanhola. Nesta segunda, às 9 horas, ele encontra o prefeito João Henrique e, à tarde, viaja para Brasília para estar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na terça, o presidente da Galícia tem encontro marcado com o governador Jaques Wagner. Estes dois são os primeiros políticos de esquerda a assumir o poder em suas respectivas áreas. Por isso, considera-se que há perspectivas de uma maior interação cultural e econômica entre a Galícia e a Bahia, onde a comunidade espanhola tem mais de 50 mil integrantes, cerca de 80% galegos.
Galegos Domingo, enquanto percorria as dependências reformadas e equipadas da nova Unidade de Recuperação Neurocardiológica do Hospital Espanhol, o presidente repetiu várias vezes estar orgulhoso com a atuação dos galegos na Bahia. Como representante do governo do Estado, estava o secretário da Saúde Jorge Solla, que é descendente de galegos, assim como o secretário da Indústria e Comércio, Rafael Amoedo Amoedo, e a presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Maria del Carmen, que veio para a Bahia aos 5 anos de idade.
O secretário Jorge Solla ressaltou a importância do Hospital Espanhol, que é conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS) e que tem uma história antiga na Bahia. Ele afirmou que, recentemente, a instituição recebeu R$ 6 milhões em investimentos do Ministério da Saúde.
Leia matéria completa na edição desta segunda no Jornal A TARDE
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes