SALVADOR
Vistorias de veículos de transporte particular vão ser retomadas em agosto
Por Da Redação
As vistorias de veículos de transporte particular serão retomadas em Salvador pela Secretaria de Mobilidade (Semob) a partir do próximo dia 2 de agosto. Logo, táxis, mototáxis e veículos de transporte escolar deverão passar pela inspeção, que será feita de forma escalonada, seguindo a categoria e o alvará de cada veículo.
A última inspeção havia sido realizada em 2019, visto que as vistorias foram suspensas no ano passado em razão da pandemia de covid-19. Para o processo é necessário realizar o agendamento prévio no site (clique aqui) e os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.
Táxis
Os primeiros a serem atendidos serão os táxis comuns, a partir do próximo dia 2. Os taxistas deverão ter em mãos a documentação exigida, como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, licenciamento atualizado e licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi.
Na inspeção serão observados os itens de padronização obrigatórios, como as faixas laterais e o número de alvará, além dos itens de segurança, higiene e conservação do veículo.
Mototaxistas
Já no período entre 4 e 21 de outubro, os mototaxistas e veículos de transporte escolar passarão pela inspeção. Será necessário apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, CNH e apólice de seguro da motocicleta.
Transporte escolar
Já os veículos de transporte escolar serão inspecionados entre os dias 25 de outubro a 8 de novembro. No ato da vistoria deverão ser apresentados o cartão de identificação, comprovante de residência, licenciamento do veículo atualizado, habilitação do condutor na categoria D, pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV.
Também serão observados itens como padronização obrigatória dos veículos, condições de tráfego e de higiene, estado de conservação, controlador de velocidade (tacógrafo) já devidamente aferido pelo Ibametro, equipamentos de segurança (extintor de 4kg, macaco, triângulo e chave de roda) e câmera de ré. No caso de algum problema ser identificado, o permissionário terá um prazo de 10 a 30 dias para solucionar e retornar à Cotae para uma nova vistoria.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes