BAHIA
Baleia jubarte é encontrada morta em Arraial D'Ajuda
Por Paula Pitta

Mais uma baleia jubarte foi encontrada morta, na manhã desta quinta-feira, 3, no litoral da Bahia. Desta vez um filhote foi localizado em Arraial D'Ajuda, no extemo sul da Bahia. O animal, que mede entre 7 e 8 metros, já encalhou morto, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte. A causa da morte é desconhecida.
No último sábado, 29, outra baleia foi encontrada morta em um distrito do município de Prado, também no extremo sul da Bahia. Segundo o Instituto, o animal era adulto e media cerca de 15 metros.
Essa baleia também já encalhou morta. Técnicos do Instituto Baleia Jubarte acreditam que a causa da morte é natural, já que o animal não apresentava sinais de que morreu ao ser caçada ou que ficou presa em rede de pesca.

Carcaça
Por conta do seu tamanho, agentes da Prefeitura de Prado encontraram dificuldade na remoção da sua carcaça. "A baleia era muito grande e uma retroescavadeira não conseguiu retirá-la da areia, por isso ela teve que ser cortada em vários pedaços", explica a secretária de Meio Ambiente de Prado, Benedita Barreto.
De acordo com ela, a operação durou cerca de 12 horas e contou com seis pessoas. "Tinha que cortar, a retroescavadeira pegar o pedaço e colocar em cima da caçamba para levar para um terreno, que fica a 5 km da praia. Foram realizadas várias viagens porque ela era grande", disse.
O animal foi enterrado em um terreno particular com autorização do proprietário, segundo a secretária.
Encalhe
De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, o período de reprodução dessa espécie é entre julho e novembro, então é comum acontecer encalhes, que podem ser por causas naturais, caça criminosa ou por ficar presa em rede de pesca. Desde o início do ano, 28 baleias jubartes foram encontradas mortas no litoral brasileiro, sendo 11 na Bahia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes