PADROEIRA DA BAHIA
Celebrações a Nossa Senhora da Conceição começam nesta terça
Homenagens à Padroeira Excelsa e Única do Estado da Bahia são a festa religiosa mais antiga do Brasil
Por Antônio Dilson Neto*
Começam nesta terça-feira, 29, as celebrações à Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. Além da Basílica Santuário, outras paróquias que também são dedicadas à padroeira contarão com programações especiais, que vão até 8 de dezembro, dia dedicado à santa. As homenagens à Padroeira Excelsa e Única do Estado da Bahia são a festa religiosa mais antiga do Brasil, com 473 anos de história.
Na Basílica Santuário, as festividades têm o tema “Olha a estrela, invoca Maria, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia”. Em celebração, acontecerá o novenário em honra à Mãe de Jesus, sempre às 19h. Diariamente, neste período, serão celebradas missas às 16h30; e, no último dia do novenário, 7 de dezembro, também haverá celebrações eucarísticas 7h30, 12h e 15h.
Dia 8 de dezembro, dedicado à Imaculada Conceição da Mãe de Deus, terá início com a alvorada e missas às 5h, 6h, 7h30, 12h30, 14h, 15h30 e 17h. O ponto alto dos festejos será a Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, às 9h.
Em seguida, ocorrerá a tradicional procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José pelas principais ruas do Comércio, retornando para a Basílica, onde acontecerá a bênção com o Santíssimo Sacramento.
Nas Paróquias dedicadas à padroeira em Itapuã, Periperi, Tororó, Valéria e Lapinha, as celebrações acontecem com doações, terços, novenas, celebrações eucarísticas e procissões.
*Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes