Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PREPARAÇÃO

Concursos 2024: profissionais dão dicas de como estudar e se dedicar

O ano está preparando grandes oportunidades em todos os estados do Brasil; saiba quais

Por Carla Melo

04/01/2024 - 6:20 h
São aguardados concursos em diversos estados brasileiros para este ano
São aguardados concursos em diversos estados brasileiros para este ano -

Para quem quer se jogar de cabeça nos concursos públicos, a hora é agora. O ano de 2024 está preparando grandes oportunidades em todos os estados do Brasil, com vagas de nível médio, técnico e superior, em diversas instituições públicas.

Neste ano, o certame mais aguardado é o Concurso Público Nacional Unificado, que ofertará 6.440 vagas, em 21 órgãos e entidades. Além disso, são aguardados diversos concursos policiais, fiscais, tribunais, bancários e entre outros. Na Bahia já estão abertos os certames da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), IFBaiano, e outros que ainda estão com abertura prevista ao longo do ano. (confira no final da reportagem)

Além de foco, tranquilidade e estudos em dia, há outras dicas que podem dar um empurrãozinho a quem está há um tempo nessa vida de concurseiro. Rodrigo Santos, 24 anos, é natural de Feira de Santana, e há cerca de um ano se prepara para conseguir um cargo na Defensoria Pública do Estado da Bahia ou na Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) devido a estabilidade financeira.

“Eu estudo por concursos anteriores, geralmente, com resolução em questão e em videoaula. Os planos de estudo que eu uso são disponibilizados no site do cursinho”, diz ele.

A preparação teórica é fundamental, mas também tem um outro lado para quem está pensando em outra carreira profissional. Vitória Trindade, 25, é estudante de direito e há dois anos busca por um cargo de nível médio em um concurso policial. A rotina dela, portanto, é um pouco diferente da de Rodrigo.

“Acordo bem cedo para me preparar fisicamente, vou para academia realizar alguns exercícios, treino full body depois, pois o concurso da PM-BA, além da etapa da prova de conhecimentos gerais e específicos e da questão discursiva, tem a etapa do TAF (Teste de aptidão física). Assim que chego em casa me alimento e começo a estudar, geralmente duas disciplinas por dia, dedico 1h30 para cada uma delas”, aponta a estudante.

Como se preparar

Para quem trabalha com a preparação para concursos, uma dica valiosa é se organizar bem antes da publicação de um edital. William Dornela, 32 anos, é servidor público e uma das 25 mentes pensantes que estão por trás do Os Pedagógicos (@OsPedagogicos), curso voltado ao treinamento de concurseiros. O espaço, que nasceu em 2017, no Distrito Federal, hoje conta com 422 mil inscritos no YouTube que buscam em milhares de vídeos do canal, dicas para estudar para um concurso específico.

A primeira dica do professor é se antecipar aos editais. “O meu conselho seria, fique atento antes mesmo de sair o edital. A partir do momento em que ele é autorizado e no momento de escolha da banca, por exemplo, porque já tem muita gente estudando para qualquer concurso a partir dessa tramitação. Mas se você decidir estudar quando sair o edital, é possível que você precise correr contra o tempo e estudar tópico a tópico do edital. Monte um bom cronograma de estudos, pegar as provas anteriores para ver o que é prioridade para a banca e ter muita disciplina até a data da prova”, explica o especialista.

Para Everton Suzart, 33, servidor de carreira na esfera federal e criador do perfil @dicasdecomunicacao.concurso e do canal no Youtube Dicas de Comunicação - Prof. Éverton Suzart, uma das primeiras coisas que o concurseiro deve observar com o lançamento de um edital é a área de atuação que deseja atuar.

“O primeiro ponto para o concurseiro é escolher a área o qual ele quer atuar devido às disciplinas que podem ser diferentes a depender das áreas. O segundo é por aproximação ao cargo. Algumas pessoas só escolhem a área pela remuneração, e isso acaba fazendo com que ela tenha uma frustração no futuro”, complementa o professor universitário.

Quem já está a um bom tempo se preparando para o concurso já sabe, mas o Dornela oferece mais uma dica importante: ter disposição e disciplina.

“Estudar para concurso é como se fosse um trabalho, você tem que levar muito a sério. Você vai passar três, quatro horas por dia estudando, mas no final do mês a remuneração não cai. Você não vai ter um chefe te cobrando, vai ser você mesmo. Então, eu diria que o requisito é a disposição e também a paciência de saber que você vai colher o resultado disso a médio ou longo prazo”

Suzart aconselha, por sua vez, que o concurseiro deve estar bem atento a sua rotina e tentar aplicar os estudos do concurso ao ritmo da vida no dia a dia.

“Hoje em dia o concurso tem que contar com a tecnologia. Com o celular ele consegue levar materiais para todo o local. Você tem que organizar o seu cronograma de acordo com a sua rotina e ter metas de estudos. Quando você trabalha e estuda, que é a realidade de muitos brasileiros, você deve aproveitar todo o tempo e ter esse cronograma montado: o que vai estudar e os horários vai fazer com que o seu estudo, o seu ritmo, seja muito mais dinâmico”, aponta o professor.

Temáticas e assuntos importantes

Quem já está acostumado com o ritmo de concursos sabe que alguns assuntos são recorrentes. O professor Éverton Suzart indica que seus alunos comecem o concurso com as disciplinas básicas, como língua portuguesa, informática, raciocínio lógico-matemático, noções de direito constitucional e noções de direito administrativo.

“Você tem a base de muitos concursos que vêm cobrando essas disciplinas e já vão te dar um bom norte para o ano de 2024, sendo que quando o concurso for autorizado ou edital for publicado, você já tenha essas disciplinas estudadas e possa colocar uma matéria ou outra que você não estudou e de conhecimento específico. Dessa forma, você vai conseguir sair muito à frente dos outros concurseiros”, aponta ele.

Segundo William Dornela, algumas temáticas são sempre pontuais e constantes, o que se mantém ainda necessário, como a legislação nas provas de língua portuguesa.

“É preciso estar atento também aos temas atuais e relevantes, como às temáticas que vão ter redação. A gente fala muito sobre inteligência artificial, e isso vem caindo bastante nas provas. Também quando se fala em questões sensíveis ao meio ambiente, no papel da mulher na sociedade, tudo isso vem despencando em provas. Temas sensíveis e muito relevantes”, explica ele.

Na hora da prova

Claro, além de uma preparação intensiva para o concurso, o estudante deve seguir alguns passos também antes de começar a prova, para conseguir realizá-la de maneira objetiva e tranquila.

“O primeiro ponto é deixar o material todo separado antes. Saber o que precisa levar e se organizar. É preciso também não se alimentar com coisas pesadas para estar tranquilo até mesmo um dia antes. Outro ponto é descansar, dormir um pouco mais cedo antes para acordar com disposição. Saia de casa cedo, não deixe para chegar no seu local de prova em cima da hora. A última dica que eu trago é: quando se sentir cansado, pede pra ir no banheiro, lava o rosto, respira um pouquinho, dá aquela renergizada e depois volta para fazer sua prova”, explica Suzart.

Além da preparação física e emocional, no momento da prova é também preciso ficar atento ao que está na prova. E para isso, o professor William Dornela aconselha que é preciso começar com as questões que são de maior conhecimento.

“Não precisa seguir a ordem da prova, da questão 1 até a questão 100, por exemplo. Se você anda muito bem com a parte específica, começa por lá, porque você está mais acordado, está mais disposto, vai ficar mais animado, vai ter mais energia para terminar a prova melhor”, completa ele.

Pela primeira vez

O frio na barriga e o nervosismo são normais nesse processo. E para quem vai se jogar pela primeira vez em um concurso, os professores dão dicas imprescindíveis que podem ajudar na hora de realização do concurso.

“Melhor a dica é: não se assuste! É um universo, então você vai encontrar muito material, muita informação. Monte o seu cronograma de estudos. Hoje tem muita plataforma, muito vídeo, hoje o ensino é muito democratizado. É possível, por exemplo, você estudar de maneira gratuita, se você souber pesquisar direitinho. Seja disciplinado”, orienta o professor William Dornela.

“Quem quer começar 2024 como concurseiro e futuro concursado, a dica principal é ter resiliência. É muito normal que todo concurseiro seja reprovado inúmeras vezes antes de vir à aprovação. Você que está começando 2024 pensando em fazer concurso, já vai absorvendo essa ideia”

Concursos 2024

- Concurso Nacional Unificado

Edital: 10 de janeiro

Inscrições: de 19/01/2024 até 09/01/2024

- Petrobras

Edital: https://concurso2023.fiotec.fiocruz.br/

Inscrições: 22/01/2024 a 05/03/2024

- IFBaiano

Edital: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/if-baiano-abre-concurso-publico-com-96-vagas/

Inscrições: 03/01/2024 a 07/01/2024

- Inmetro

Edital: https://concurso.idecan.org.br/Concurso.aspx?ID=99

Inscrições: Até 08/01/2024

- Prefeitura de Correntina

Edital: https://www.correntina.ba.gov.br/prefeitura/concursos/

Inscrições: 04/01/2024 a 31/01/2024

Previstos

- Caixa Econômica Federal

- Correios

- Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB

- ANEEL

- ANS

- ANTAQ

- BNDES

- CORE BA

- FUNAI

- IBGE

- Incra

- Ministério da Agricultura e Pecuária - Mapa

- MCTI

- MDHC

- MEC

- Ministério da Cultura

- Ministério da Saúde

- Ministério dos Povos Indígenas

- MMA

- Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia - SEAP BA

- TJ BA

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

certame concurso público nacional unificado concursos públicos dicas preparação professores

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
São aguardados concursos em diversos estados brasileiros para este ano
Play

Suposto assaltante é espancado até a morte em Salvador

São aguardados concursos em diversos estados brasileiros para este ano
Play

Fuga de detentos em Eunápolis completa um mês sem recapturas

São aguardados concursos em diversos estados brasileiros para este ano
Play

Ação da Polícia desarticula esconderijos de fuzil e drogas na Bahia

São aguardados concursos em diversos estados brasileiros para este ano
Play

Carro submerso, poste caído e mais: chuva causa transtornos em cidades da Bahia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA