POTENCIAL TURÍSTICO
Conde investe em aeroporto e turismo de observação
Em conversa com o Portal A TARDE, secretário municipal fala sobre plano nacional de aviação e turismo
Por Da Redação
Em uma posição estratégica entre duas capitais, a 181 km de Salvador e a 149 km de Aracaju, o município do Conde tem planos para se tornar referência em turismo de observação, que é uma modalidade em que visitantes podem assistir animais performarem sua liberdade.
O secretário municipal de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Teles, afirma que o interesse pelo estuário e pelo pássaro tiriba-de-cara-suja tem atraído visitantes e pesquisadores. "É uma ave rara, em extinção, que só tem em dois lugares do mundo. Aqui [no Conde] e no Ceará", afirma Teles, em conversa com o Portal A TARDE.
"Nós temos aqui um engarrafamento de pesquisadores de universidades federais, que estudam a região. Nós criamos uma unidade de proteção integral, onde está o maior e o mais preservado estuário do litoral norte da Bahia", continua.
Para Teles, no entanto, o turismo não pode estar desvinculado dos cuidados com a população local. "Existe uma comunidade, por exemplo, que tem cinquenta filhos de pescadores, que fazem um trajeto espetacular da comunidade até a foz do rio Itapicuru, onde tem esse estuário", conta.
"Nós aproveitamos o potencial de toda a rede hoteleira e incluímos nossa comunidade. Turismo de natureza e observação junto às nossas comunidades, para que elas não fiquem marginalizadas", conclui o secretário municipal, que abordará todos esses temas no evento "Pré-Conferência dos Oceanos & 1ª Conferência 'Conde, o Paraíso do Turismo de Observação'", que será realizado no dia 7 de agosto, no Centro Integrado de Educação do Conde (CIEC).
"Antecipará a conferência nacional dos oceanos, que vai acontecer em Salvador em setembro. Salvador está como a capital da observação das baleias jubartes. Estão está muito na mídia o turismo de observação", conta.
Aeroporto
Uma das formas de o turismo crescer ainda mais no Conde é tornar possível que visitantes distantes possam visitar o município. O aeroporto da cidade deverá ficar localizado na Linha Verde. A gestão municipal precisou se articular, primeiramente, para definir o local.
"Dois anos atrás foi feito um levantamento. O ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica] foi contratado para definir a área com melhores condições para o aeroporto [no Conde]. Foram feitos os estudos e definidas duas áreas, a S1 e a S10", conta Cláudio Teles. A nomenclatura é dada pelo ITA. Dez áreas foram analisadas e duas foram selecionadas.
"A área S10, que está na Linha Verde, foi indeferida em um primeiro momento, porque ela estava a 4 km do lixão", explica o secretário municipal, que junto à gestão municipal, se comprometeu a mover o aterro sanitário para a área S1, com o intuito de viabilizar a construção do aeroporto na área S10. "Já temos o documento de desapropriação e estamos em discussão na Câmara de Vereadores para ter o processo de licitação através de uma parceria público-privada", explica.
O secretário municipal afirma que será contratada uma consultoria técnica, ligada ao trade turístico do mercado, para atuar na viabilização do aeroporto na área desejada. "Com as empresas ajudando nos estudos de viabilidade, a possibilidade é conseguir em até um ano", afirma.
Plano Aeroviário Nacional 2022
O Conde tem um prazo até o dia 3 de agosto para enviar informações e com isso, fazer parte do Plano Aeroviário Nacional 2022 (PAN 2022) do Governo Federal.
"Se não alimentarmos esse plano até o dia 3 de agosto, o município vai ficar de fora e só poderá ser contemplado no outro plano. Estamos trabalhando junto com o Governo do Estado para mandar relatórios e alimentar o plano nacional de aviação no prazo", conclui Teles.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes