Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENCONTRO

Conferência da Diáspora discute políticas entre África e Américas

Evento segue até amanhã, com objetivo de reforçar os laços e formular futuras ações

Por Madson Souza

30/08/2024 - 6:00 h
João Bosco, Ângela Guimarães, Robert Dussey, Silvio Almeida, Margareth Menezes, Anielle Franco e Paulo Miguez em evento na Reitoria da Ufba
João Bosco, Ângela Guimarães, Robert Dussey, Silvio Almeida, Margareth Menezes, Anielle Franco e Paulo Miguez em evento na Reitoria da Ufba -

Temas como pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução tomaram a Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) na cerimônia de abertura da Conferência da Diáspora Africana nas Américas. O evento segue na capital baiana, até amanhã, com o objetivo de reforçar os laços de África e Brasil e pensar em políticas possíveis para o futuro, com a presença de intelectuais, pesquisadores, ativistas e políticos dos dois continentes.

O evento é promovido pelo governo do Togo, pelo governo federal e pelo Governo da Bahia, com o apoio da Ufba e do Instituto Brasil África.

Leia também:

>>>Fundo lança estudo sobre geração de renda LGBTQIA +; confira

E para representar essas instituições se fez presente o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o reitor da Ufba, Paulo Miguez, o ministro das Relações Exteriores, da Integração Regional e dos Togoleses no Exterior, Robert Dussey, e o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco.

“Nós estamos querendo construir uma alternativa para a humanidade. É isso que está em jogo aqui. Nós acreditamos que é possível, a partir das nossas experiências de lutas e sobrevivência. Os nossos países foram vítimas do colonialismo e, portanto, tem o racismo nas nossas culturas sociais. Se nós conseguimos sobreviver a tudo isso, se os nossos ancestrais nos permitiram vir até aqui, é porque nós podemos avançar muito mais”, afirmou o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, que foi aplaudido ao longo do seu discurso.

Afinidades

As semelhanças entre brasileiros e africanos foram ressaltadas pelo ministro togolês, Robert Dussey, durante a coletiva de imprensa de abertura do evento.

“A única diferença entre vocês e nós é que vocês têm passaporte brasileiro e nós, o africano. Além disso, não há diferença. Essa luta contra a descriminação racial não é uma luta contra outro povo, é uma luta pela sobrevivência e dignidade. É necessário um esforço de conexão na África, mas temos que buscar também o apoio de nossos irmãos nessa luta”, comentou.

Esse aspecto da conexão humana é um dos pontos fortes do evento, segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“Um evento como esse fortalece as conexões culturais e humanas. Essa ação de vir ao Brasil, fortalecer esses laços, ampliando a possibilidade de conexão é super importante. Ainda mais aqui em Salvador. Isso traz novas perspectivas, abre novas janelas de comunicação. Ações como essa ajudam a promover essa reparação tão necessária”, ressalta.

Reconhecimento

Com a maior população negra fora de África, o Brasil se apresenta como palco ideal para a Conferência da Diáspora Africana nas Américas. Já a Bahia, com quase 80% da população autodeclarada negra – conforme dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, não só é o espaço adequado para estreitar essa relação por conta de questões demográficas, mas também históricas, de acordo com Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi).

“A Bahia é protagonista na luta contra a desigualdade racial desde o início da sua formação. As rebeliões negras, a Revolta dos Búzios, a Revolta dos Malês, os quilombos e os movimentos populares sempre posicionaram a Bahia numa relação íntima com as lutas de independência colonial e pelo fim do colonialismo no continente africano. Este evento reafirma esse papel e nos faz olhar para o futuro, bebendo das experiências do passado para enraizar no presente e apontar para um desenvolvimento global justo, sustentável e equânime, incluindo os países da diáspora e do continente africano”, explica.

A conferência na Bahia é um evento preparatório para o 9º Congresso Pan-Africano, que vai acontecer em Togo, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, com o tema “Renovação do Pan-Africanismo e o papel da África na Governança Global”.

Aqui, no estado, a conferência segue hoje, no Wish Hotel da Bahia, e amanhã, no Centro de Convenções, na Boca do Rio, limitado a participantes convidados da União Africana e das Américas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Diáspora Africana pan-africanismo política internacional UFBA

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
João Bosco, Ângela Guimarães, Robert Dussey, Silvio Almeida, Margareth Menezes, Anielle Franco e Paulo Miguez em evento na Reitoria da Ufba
Play

Vídeo: funcionários ficam soterrados após parte de obra cair em Pojuca

João Bosco, Ângela Guimarães, Robert Dussey, Silvio Almeida, Margareth Menezes, Anielle Franco e Paulo Miguez em evento na Reitoria da Ufba
Play

Homicidas de Salvador são alvos de operação em vários bairros

João Bosco, Ângela Guimarães, Robert Dussey, Silvio Almeida, Margareth Menezes, Anielle Franco e Paulo Miguez em evento na Reitoria da Ufba
Play

Incêndio atinge supermercado em Praia do Forte; veja vídeo

João Bosco, Ângela Guimarães, Robert Dussey, Silvio Almeida, Margareth Menezes, Anielle Franco e Paulo Miguez em evento na Reitoria da Ufba
Play

Vídeo: incêndio atinge área de mata em condomínio de Camaçari

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA