BAHIA
Consciência Negra: movimentos sociais marcham pelas ruas de Lauro de Freitas

Por Da Redação

Movimentos sociais e entidades sindicais realizam protesto em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, no Dia da Consciência Negra.
Com carro de som, faixas, cartazes e bandeiras, os manifestantes - que saíram às 9h em caminhada do Hospital Menandro de Farias em direção à Praça da Prefeitura - denunciam o racismo e o genocídio do povo negro, pedem a demarcação do território original do Quilombo Quingoma, questionam a política de segurança pública do governo de Rui Costa (PT) e entoam gritos de ordem pedindo o ‘Fora Bolsonaro e Mourão’.
“Vidas negras importam. Não podemos seguir sendo vítimas de um genocídio fruto de uma política de Estado. A Bahia ocupa a quarta posição entre os Estados brasileiros em que a policia mais mata. Mesmo com a pandemia e o isolamento social, o número de mortes não parou de subir. De 773 mortes, em 2019, chegamos 1.137 mortes, em 2020. Os dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgado este ano, também mostram que a Bahia é o Estado que lidera em mortes por chacinas no Nordeste. Os alvos dessa politica são os jovens negros da periferia. Chega! Parem de nos matar”, diz Matheus Araújo, representante do Movimento Aquilombar e da CSP-Conlutas, entidades que fazem parte da organização da ‘Marcha Quilombola e da Periferia de Lauro de Freitas’.
O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (SINDJUFE-BA) esteve presente na mobilização e levou cartazes contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32), que trata da reforma administrativa.
A ‘Marcha Quilombola e da Periferia de Lauro de Freitas’ foi convocada pelo Movimento Aquilombar, Associação do Quilombo Quingoma, Movimento Nacional Quilombo Raça & Classe, CSP-Conlutas, Grupo de Capoeira Semear Angoleiros, Posse de Conscientização e Expressão (PCE), Núcleo de Apoio às Comunidades (NAC), Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (SINDJUFE-BA) e Secretaria de Negras e Negros do PSTU.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



