MAIS CUSTOS
Conta de luz ficará 21% mais cara na Bahia a partir de sexta
Medida acontece três dias depois do fim da cobrança da bandeira tarifária
Por Da Redação

Após determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as contas de energia terão um reajuste de 21,35% no estado da Bahia. A medida passa a valer a partir da próxima sexta-feira, 22, e acontece três dias depois do fim da cobrança da bandeira tarifária de escassez hídrica, o que impactou em uma redução de 20%. Ou seja, sem redução real para o bolso dos baianos.
O reajuste será aplicado de maneira diferente a depender da classe de consumo dos clientes. Para quem consome, em média, baixa tensão o acréscimo será de 21,35%. No caso dos consumidores de alta tensão, como indústrias e comércio de grande porte, o reajuste passa a ser de 20,54%. O efeito médio para a população deverá ser de 21,13%, segundo a Aneel.
O reajuste foi aprovado na última terça-feira, 19, e irá impactar cerca de 6,3 milhões de pessoas que moram no estado. A Aneel justificou o aumento por conta de "encargos setoriais e custos de distribuição e aquisição de energia".
Mesmo com o reajuste, a Aneel e a Coelba alegam que o cliente residencial convencional perceberá uma redução média de 1,6% na conta de energia.
Além da Bahia, a Aneel anunciou o reajuste para Ceará (23,99%), Rio Grande do Norte (19,87%) e Sergipe (16,46%).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes