Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Dia do Papiloscopista: saiba como a profissão contribui no combate ao crime na Bahia

Perito Matheus Bereh destaca a importância e desafios da profissão

Victoria Isabel

Por Victoria Isabel

05/02/2025 - 12:13 h | Atualizada em 05/02/2025 - 12:44
Data é celebrada no dia 5 de fevereiro
Data é celebrada no dia 5 de fevereiro -

Nesta quarta-feira, 5, é celebrado o Dia do Perito Papiloscopista no Brasil e na Bahia. A data homenageia os profissionais dedicados à identificação de indivíduos por meio da análise de impressões digitais e biometria. Além de desempenharem um papel crucial nas investigações criminais, os peritos papiloscopistas também são fundamentais na identificação de pessoas desaparecidas e na promoção da cidadania, com a emissão da Carteira Nacional de Identificação – o "Novo RG".

De acordo com Matheus Bereh, presidente do Sindicato dos Peritos em Papiloscopia da Bahia, a data é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, especialmente porque a Bahia é o único estado onde o perito papiloscopista é denominado "perito técnico da polícia".

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Matheus Bereh, presidente do Sindicato dos Peritos em Papiloscopia da Bahia
Matheus Bereh, presidente do Sindicato dos Peritos em Papiloscopia da Bahia | Foto: Reprodução

Bereh explica que os peritos papiloscopistas desempenham três funções principais: a identificação criminal de suspeitos presos, a coleta de vestígios no local do crime e a identificação de vítimas de crimes violentos.

Leia Também:

Sobre a coleta no local do crime, ele destacou a importância de preservar o local. "Muitos populares, com curiosidade natural, acabam se aproximando demais, e os policiais, ao chegarem antes da perícia, muitas vezes tentam resolver rapidamente o caso, o que acaba atrapalhando ou, entre aspas, 'sujando' o local", explicou.

Bereh também ressaltou que a papiloscopia é responsável pela identificação de 99% dos corpos de vítimas de morte violenta, por três motivos principais: a identificação é rápida e pode ser feita em minutos, o custo é baixo, pois o material utilizado é barato, e o banco de dados de impressões digitais é extenso, com registros de milhões de RGs.

Em relação à importância da profissão, Matheus destacou que o baixo índice de resolução de crimes na Bahia está relacionado ao fato de que, por muito tempo, as atividades de papiloscopia foram marginalizadas ou não eram suficientemente aproveitadas. "Em estados e polícias de referência no Brasil, como o Distrito Federal ou a Polícia Federal, os índices de resolução de crimes e de autoria delitiva são acima de 70%, muito porque a coleta de vestígios papiloscópicos nos locais de crime é feita de maneira eficiente", observou.

Ele também destacou a luta da categoria, que busca dar visibilidade ao trabalho da papiloscopia, promovendo a sua importância no sistema de segurança pública. "Nosso trabalho efetivamente aponta a autoria delitiva do criminoso. Além disso, somos a porta de entrada da cidadania, pois sem o RG, a pessoa não consegue acessar programas sociais, obter plano de saúde, abrir conta bancária, enfim, não consegue ser cidadão", completou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Dia do papiloscopista investigações criminais papiloscopista peritos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Data é celebrada no dia 5 de fevereiro
Play

Salvador: homem rouba ônibus e pula em córrego para fugir da polícia

Data é celebrada no dia 5 de fevereiro
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Data é celebrada no dia 5 de fevereiro
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Data é celebrada no dia 5 de fevereiro
Play

Falso vidente é preso em cidade baiana após golpes e abusos sexuais

x