Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

DNIT assume gestão das BRs 324 e 116 e encara desafios de manutenção

ViaBahia está oficialmente fora da concessão após o fim do contrato

Por Leo Prado*

16/05/2025 - 6:05 h
Trecho da BR 324 em Simões Filho sem cobrança de pedágio
Trecho da BR 324 em Simões Filho sem cobrança de pedágio -

Com pedágios suspensos nesta quinta-feira, 15, as BRs 324 e 116 estão oficialmente fora do comando da ViaBahia, após o fim do contrato de concessão. Agora, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assume temporariamente o lugar da empresa, até que uma nova concessionária seja escolhida. Neste período, a nova gestão terá de lidar com desafios para manter as vias em ordem.

“O DNIT entra com a missão importante de recuperar as rodovias, que passaram por um período bastante difícil. Serão alocados recursos para que deixemos os trechos numa condição melhor de uso, do jeito que a população espera. É um grande desafio, porque serão as primeiras rodovias operadas pelo DNIT”, conta o superintendente regional do departamento na Bahia, Roberto Alcântara.

Equipes em campo

De acordo com Roberto, desde a 00h da quinta-feira, equipes estão em campo trabalhando na manutenção da BR-324 e BR-116, com cerca de 1000 funcionários e centenas de equipamentos: “É uma força tarefa, desde o primeiro minuto de gestão. Enquanto o DNIT estiver administrando, estaremos fazendo serviços de ‘tapa buraco’, revestimento da rodovia, sinalização vertical e horizontal, limpeza de dispositivos de drenagem e bueiros. Além disso, vamos garantir o controle de velocidade nos pontos mais críticos. Todos os radares serão removidos pela ViaBahia, e nós teremos que reimplementar em torno de 100 deles”.

Alcântara promete manter serviços operacionais, como a oferta de guinchos, ambulâncias, centros de monitoramento, remoção de animais e veículos de combate a incêndio. Segundo ele, a estimativa é de até R$400 milhões que serão destinados pelo poder público à gestão provisória.

O acordo para que a ViaBahia deixasse a administração dos trechos foi feito após uma longa negociação com o Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU).

A suspensão do contrato se deu devido a queixas contra a então gestão e o descumprimento de obrigações contratuais.

O Ministério da Casa Civil chegou a classificar a situação da empresa como “grave”. “Nossas estradas não tiveram o devido cuidado na última década. Agora, esperamos dar uma condição muito melhor de trafegabilidade”, comenta Roberto.

Para o taxista Damião Rocha (56), a expectativa é de que a situação ruim possa ser contornada. Morando em Salvador, ele utiliza a BR-324 como rota aos finais de semana para ir a sua casa de veraneio em Madre de Deus. “Eu acho que agora vai melhorar, porque não é possível ficar pior do que está. Tem muito buraco, e o acostamento deveria ser maior, isso tudo tem que ajeitar. Tomara que ajeitem”, afirma.

*Sob a supervisão da editora Isabel Villela

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

br-116 br-324 DNIT pedágio viabahia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Trecho da BR 324 em Simões Filho sem cobrança de pedágio
Play

Chefão do CV é alvo de nova operação contra o crime organizado na Bahia

Trecho da BR 324 em Simões Filho sem cobrança de pedágio
Play

Envolvidos na morte de investigador da Polícia morrem em operação

Trecho da BR 324 em Simões Filho sem cobrança de pedágio
Play

Guerra entre PCC e CV no sul da Bahia provoca mortes

Trecho da BR 324 em Simões Filho sem cobrança de pedágio
Play

Morro de São Paulo: lancha inunda e 14 pessoas são resgatadas no mar

x