1º LUGAR
Estudante celebra aprovação em Medicina na UFBA: 'Não tenho palavras'
Leonardo Lima foi aprovado em 1º lugar no curso de Medicina na UFBA utilizando nota do Enem

Por Leilane Teixeira

Com apenas 19 anos, Leonardo Lima viu um desejo grande se realizar: passar em medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de conquistar a vaga, o morador de Simões Filho deu muito orgulho aos pais ao passar pelo em 1º lugar por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em entrevista ao Portal A TARDE, Leonardo falou sobre a imensa alegria que está sentido. "Não tenho nem palavras. É uma felicidade grande demais ver todo mundo me parabenizando, várias pessoas dizendo que se inspiram em mim. Ouvir minha mãe, meu pai, minha família feliz. É muito, muito, muito, muito gratificante mesmo depois de tanto tempo de estudo. É algo muito prazeroso. Agora, minha expectativa é de que o curso seja difícil, mas estou encarando como um grande desafio que irá mudar a minha vida e a da minha família", contou.
Estudos
O futuro médico conta que estudava cerca de 10 horas por dia, divididas em um cursinho pré-vestibular que fazia no Bernoulli Educação e outras horas em casa.
"Durante a semana eu dividia meu tempo com o cursinho. Já nos finais de semana eu sempre tirava um dia para me dedicar. Sábado era o dia do simulado, quando eu reservava duas horas da manhã para responder às questões, realizava o simulado e descansava à noite. No domingo, eu parava para corrigir todos os simulados. Era o dia que eu mais conseguia estudar em casa pois não precisava me deslocar até o cursinho", detalha.
Questionado sobre os momentos de lazer, Leonardo diz que nunca foi uma pessoa de sair muito, mas sempre tinha a tradição de ir ao cinema com a família, no entanto, nesse período ele reduziu a frequência de idas para focar nos estudos.
"Eu nunca fui uma pessoa a muito de sair para noite, esse tipo de coisa. Nunca foi muito da minha pessoa. Porém eu saía bastante com a minha família. Mas durante esse ano de estudos eu abri mão. Eu falava: 'pai, mãe, não vou conseguir sair. Podem ir com minha irmã'. Sempre foi tranquilo abdicar, porque eu achava que era só um ano, mas que depois disso ia vai valer a pena. Tinha consciência de que estudando algumas horas eu veria o resultado. Costumávamos ir o menos uma vez por mês ao cinema, mas nesse período, eu fui ou duas vezes durante todo o ano".
Projetos
Leonardo ainda não sabe qual área da medicina vai seguir, mas, com muita emoção já faz planos para o futuro e aconselha quem buscar realizar esse mesmo sonho: “Eu espero dar meu máximo e me tornar um dos melhores médicos do país, e, acima de tudo, tornar-me um profissional que seja capaz de orgulhar minha mãe e o meu pai”.
Para os que ainda estão em busca de realizar o mesmo sonho, o jovem aconselha focar em olhar para família e pensar no quantos os pais ficariam orgulhosos.
"Eu diria para essas pessoas que estão em busca, olhar primeiramente para a família delas. Olhar para o pai, para a mãe, olhar para aquelas pessoas que elas amam e pensem no quanto elas querem ajudar essas pessoas. Enquanto elas querem dar um uma felicidade a essas pessoas que estão sempre apoiando elas querendo ou não. Essa é a melhor motivação que você pode ter. Porque por mais que a gente não tenha pedido para ter nascido, uma vez que a gente está nesse mundo a gente quer sempre dar o nosso melhor, a gente quer sempre o melhor, tanto para a gente quanto para os nossos pais e futuramente para os nossos filhos. Então que os jovens sempre procurem na família uma motivação porque é lá que você vai encontrar", aconselha.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



