BAHIA
Exposição fotográfica que evidencia as baianas é aberta ao público


A exposição “Baianas: iê acarajé, iê abará” entra em cartaz no Teatro Gregório de Mattos nesta sexta, 8, e vai até 1º de dezembro. A visitação é gratuita, de terça a domingo.
Com a curadoria e expografia de Júlia Bitencourt, a exposição inteiramente concebida e realizada por mulheres, reúne 35 imagens, de 15 fotógrafas que voltaram seu olhar sobre essas personagens. Reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil realizadas durante eventos religiosos e festas populares de Salvador, a mostra tem o objetivo de valorizar e preservar a memória das baianas.
Às vésperas da data comemorativa de oficialização da profissão, a presença da baiana de acarajé representa um legado histórico da luta feminina que não pode ser esquecido. “As vestimentas brancas, os panos coloridos, os colares de contas, os detalhes e o movimento estão presentes nas imagens de mulheres registradas por mulheres”, conta Júlia.