SÃO JOÃO
Fiscalização de gambiarras de energia é intensificada na Bahia
Somente neste ano mais de 30 mil gambiarras foram desativadas
Por Da Redação
Normalmente usadas para realizar conexões temporárias de energia elétrica, as populares “gambiarras” são um risco para quem faz e para quem reside perto dessas ligações. Para coibir essa prática nos eventos públicos das festividades juninas, a Neoenergia Coelba irá reforçar a fiscalização em todos os locais em que estiverem acontecendo festividades na Bahia até o fim deste mês.
Somente neste ano mais de 30 mil gambiarras foram desativadas por técnicos da distribuidora em todas as regiões do estado. Segundo o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida, o objetivo da ação é proporcionar mais segurança à população, principalmente durante o mês de junho, quando as festas populares se misturam com as chuvas do período, aumentando o risco de acidentes com a ligação clandestina.
As ações de fiscalização e combate às gambiarras ocorrem em bairros de Salvador com festas populares em curso. Além da capital, as vistorias também acontecem em cidades como Conceição do Coité, Santo Antônio de Jesus, Santa Maria da Vitória e Paulo Afonso.
Risco
A gambiarra representa um risco por causa da conexão precária de um ou mais aparelhos a uma fonte de energia. Isso sobrecarrega a rede e pode provocar aquecimento dos fios, curtos-circuitos, incêndio, além de gastar energia.
Esse tipo de ligação é considerado furto de energia, que é crime sujeito às penalidades do Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Em caso de denúncias, os clientes podem contactar os canais de atendimento da concessionária, como o Teleatendimento 116, sem a necessidade de identificação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes