Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Fogo Simbólico deixa cidade de Cachoeira

Cristina Santos Pita l Sucursal Santo Antônio de Jesus

Por Cristina Santos Pita l Sucursal Santo Antônio de Jesus

30/06/2013 - 21:44 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:23
2 de Julho_fogo simbólico
2 de Julho_fogo simbólico -

O Fogo Simbólico da Independência da Bahia deixou a cidade de Cachoeira (a 110 km de Salvador) às 8h da manhã deste domingo, 30, e deve chegar a Salvador por volta das 17h desta segunda-feira, 1º.

A tocha foi acesa pelo secretário de Educação do município, Alexsandro Rocha, após a missa celebrada pelo frei cachoeirano Gilson Magno, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ao som do Hino de Cachoeira, a tocha foi entregue ao atleta veterano José dos Santos, o Zé de Zuza, de 71 anos, que há 20 ajuda a carregar a tocha. O corredor baiano conhecido pelo apelido de Trem de Ferro participou da cerimônia.

Antes de deixar a cidade, o Fogo Simbólico percorreu as ruas históricas de Cachoeira e depois seguiu pela BR-420, com sentido aos municípios de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.

Cerca de 40 atletas cachoeiranos, jovens e veteranos participaram do revezamento da tocha, num percurso de 110 km a pé. A tocha chegou a Saubara por volta do meio-dia e pela tarde seguiu para a cidade de Santo Amaro.

O percurso da corrida é o mesmo feito pelos voluntários que partiram das vilas do Recôncavo para enfrentar os portugueses na capital baiana até que fosse conseguida a vitória em 2 de julho de 1823.

A tocha parte de Cachoeira porque esta foi a primeira vila a se levantar contra o domínio de Portugal, em 25 de junho de 1822. Depois de Santo Amaro, a tocha foi levada para São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.

O destino final do fogo simbólico é o bairro de Pirajá, em Salvador, onde é conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos. A Independência do Brasil na Bahia completa 190 anos amanhã, dia 2 de julho.

Concurso

Casarões do Centro Histórico de Salvador começaram a ser enfeitados para o concurso de fachada mais bonita, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em função dos festejos da data cívica. O concurso não era realizado desde 2010.

As casas decoradas com a temática do Dois de Julho serão avaliadas por uma comissão composta por personalidades de referência cultural. A repórter de A TARDE Cleidiana Ramos é uma das integrantes do júri.

Para participar não é preciso inscrever-se: basta decorar a fachada (comercial ou residencial), que deve estar obrigatoriamente em uma das ruas por onde passa o cortejo. Os 1º, 2º e 3º lugares terão prêmios em dinheiro. Haverá ainda duas menções honrosas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
2 de Julho_fogo simbólico
Play

Familiares buscam por adolescente desaparecida em cidade da RMS

2 de Julho_fogo simbólico
Play

Rio São Francisco e o impacto na irrigação da fruticultura na Bahia

2 de Julho_fogo simbólico
Play

Explosão deixa pizzaria destruída em município baiano; vídeo

2 de Julho_fogo simbólico
Play

Praga coloca em risco fruticultura do Vale do São Francisco

x