Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
30/04/2024 às 19:47 - há XX semanas | Autor: Da Redação

RITO

Futuros soldados envergam pela 1ª vez a farda da PM

A etapa, que faz parte do processo de formação dos alunos no Curso de Formação de Soldados (CFSd)

Imagem ilustrativa da imagem Futuros soldados envergam pela 1ª vez a farda da PM
-

Calçar o coturno, colocar a boina e vestir a gandola foi um rito que 1.660 recrutas da Polícia Militar da Bahia fizeram pela primeira vez, nesta terça-feira, 30. A etapa, que faz parte do processo de formação dos alunos no Curso de Formação de Soldados (CFSd), marcou a carreira dos futuros praças da corporação em solenidades realizadas na Vila Militar, em Salvador, e nas sedes dos Batalhões de Ensino, Instrução e Capacitação (Beics) e Núcleos Temporários de Ensino (NTE) no interior do estado. Eles ingressaram em 26 de dezembro de 2023 e a formatura destas turmas tem previsão de ser realizada em janeiro de 2025.

Na capital baiana, 369 alunos a soldado de quatro núcleos de ensino estiveram perfilados durante a cerimônia realizada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim, que contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.

A importância do uniforme para o policial militar foi motivo de um pronunciamento pelo aluno Rildo. Ele destacou que o zelo, capricho, limpeza e até o brilho dos calçados irão acompanhar os futuros policiais pelo resto das carreiras e que este cuidado é uma forma de caracterizar visualmente a corporação.

Ainda na solenidade, o aluno a soldado Vieira de Santana, 1º colocado no concurso CFSd, recebeu uma homenagem em destaque ao mérito intelectual alcançado pelas mãos do coronel Coutinho, do subcomandante-geral, coronel Nilton Machado, e do diretor do CFAP, coronel Portugal.

“A simbologia marca um momento histórico da vida do policial militar, pois não se trata do uso de uma roupa qualquer e, sim, do uniforme da Polícia Militar da Bahia pela primeira vez. É a incorporação daquilo que chamamos segunda pele! Cuidem do uniforme com toda a dedicação, pois ele irá acompanhá-los todos os dias da vida profissional de vocês”, destacou o coronel Portugal.

Já o coronel Coutinho enalteceu a relevância do período de formação. “Aproveitem esse momento de capacitação para aprenderem da melhor forma técnicas e táticas que irão utilizar no dia a dia nas ruas e nas missões em que forem designados. A nossa profissão é muito digna. Tem que ser honrada com princípios e valores que são inegociáveis para sempre servirmos da melhor forma à sociedade baiana”

Interior - As solenidades também ocorreram em Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Teixeira de Freitas, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas, Euclides da Cunha, Irecê, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus e Simões Filho.

Assuntos relacionados

capacitação policial cerimônia de incorporação formação de soldados polícia militar da bahia solidez institucional uniforme militar

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

capacitação policial cerimônia de incorporação formação de soldados polícia militar da bahia solidez institucional uniforme militar

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

capacitação policial cerimônia de incorporação formação de soldados polícia militar da bahia solidez institucional uniforme militar

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Câmera flagra ataque brutal de pitbull em condomínio na Bahia; assista

Play

Homem é preso após roubar TV de lanchonete no oeste da Bahia

Play

NINJA! Homem entra pela janela e rouba caminhão na BR-324; assista

Play

Empresário é condenado após incendiar homem em situação de rua na BA

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA