BAHIA
Governo busca evitar conflitos em terras indígenas no Extremo Sul
Secretaria da Segurança Pública articula diálogo após desentendimento que envolve povos na Bahia
Por Da Redação
Na última sexta-feira, 24, a Força Integrada de Combate a Crimes Comuns Envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Segurança Pública, realizou uma reunião para evitar conflitos no Extremo Sul da Bahia. O subsecretário da Secretaria de Segurança Pública, o delegado federal Marcel Oliveira, e a superintendente de Políticas para Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, conversaram com lideranças dos povos tradicionais, em Teixeira de Freitas.
Os representantes da Polícia Federal, Funai, Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU) também participaram da reunião mas de forma remota
O encontro foi marcado depois de um desentendimento entre os indígenas, registrado no distrito de Corumbau, que fica no município de Prado.
Depois da conversa, o conselho de caciques aceitou sair da área conflagrada, mas reivindicou para que os órgãos federais tenham atenção pela conclusão do processo de demarcação do território indígena.
"Queremos a paz e precisamos que as forças estaduais e federais de segurança, além dos indígenas e ruralistas atuem com esse objetivo. Não vamos permitir confrontos e aguardamos que, o mais rápido possível, a posse da terra seja definida pelos órgãos competentes", declarou o subsecretário da SSP.
Equipes especiais e territoriais da polícia vai seguir reforçando as ações de segurança na região por tempo indeterminado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes