BAHIA
Governo dá início a processo de desestatização da Codeba
Ministério da Infraestrutura diz que desestatização terá papel estratégico para a infraestrutura do país
![Objetivo é de realizar a concessão dos portos de Salvador, Ilhéus e AratuCandeias](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1190000/1200x720/Artigo-Destaque_01193499_00-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1190000%2FArtigo-Destaque_01193499_00.jpg%3Fxid%3D5418718%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721441276&xid=5418718)
Na última quarta-feira, 20, o governo federal deu início ao processo de desestatização da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), com a primeira reunião de trabalho, presidida pelo ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio Cunha Filho, com participação de representantes do seu Ministério, da Secretaria Especial do PPI e da SEST do Ministério da Economia, do BNDES e da Codeba, com a presença do Diretor-Presidente Carlos Autran Amaral.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a desestatização da Codeba têm um papel estratégico para a infraestrutura do país. Os três portos no estado da Bahia - Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus - movimentaram, nos primeiros meses de 2022, mais de 3 milhões de toneladas.
Segundo balanço da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Companhia registrou crescimento percentual de 15,92%, em relação a 2020, na movimentação de cargas, o segundo maior entre os portos públicos.
Cronograma do projeto e diagnósticos das atividades do porto e suas avaliações foram apresentados no primeiro encontro. A desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo será usada como referência para a elaboração de todo o projeto pelo Governo Federal.
“Estamos muito otimistas e confiantes com esse projeto de desestatização, que hoje se inicia. O aprendizado absorvido pelo Governo Federal e BNDES na condução do bem sucedido processo da Companhia das Docas do Espírito Santo (Codesa), a primeira desestatização portuária do Programa Nacional de Desestatização, bem como as agendas em andamento com a Autoridade Portuária de Santos (SPA), com o Porto de Itajaí (SC) e com o Porto de São Sebastião (SP) inspiram essa confiança no nosso processo, apesar da complexidade que o caso da Codeba traz, considerando que a Companhia administra três importantes portos no estado da Bahia - Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus", disse o Diretor-Presidente da Codeba, Carlos Autran Amaral.
A previsão de edital e leilão são para o quatro trimestre de 2023, com assinatura de contrato no primeiro trimestre de 2024.
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