Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MAIS SEGURANÇA

Governo firma convênio com plataforma de transporte por aplicativo

Governador também fez a entrega de equipamentos para o DPT e Polícia Civil

Da Redção

Por Da Redção

20/03/2024 - 12:57 h
Imagem ilustrativa da imagem Governo firma convênio com plataforma de transporte por aplicativo
-

O Governo da Bahia assinou na manhã desta quarta-feira, 20, um convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a plataforma que disponibiliza transporte por aplicativo Uber. O ato foi realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

De acordo com o governo, o objetivo é oferecer segurança a quem trabalha ou utiliza os transportes por aplicativo. A tecnologia - Rapid SOS -, é um software de emergência da plataforma Uber que passa a ser conectada ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da secretaria. A Bahia é o quinto estado a contar com essa inovação.

Imagem ilustrativa da imagem Governo firma convênio com plataforma de transporte por aplicativo
| Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A partir disso, tanto motoristas quanto passageiros que estejam em situações de emergência, seja por algum tipo de delito ou acidente, durante as viagens contratadas, poderão acionar o botão "ligar para a polícia", sendo atendidos pela central 190 e encaminhados para o CICC, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente à chamada.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A gerente de comunicação da Uber, Natália Falcon, reforça a importância dessa parceria com o Governo baiano. “Segurança é uma prioridade em tudo que a Uber faz e a gente acredita muito no poder da tecnologia, para promover soluções, que consigam atender um estado do tamanho da Bahia. Então a gente fica muito feliz de poder dar mais esse passo em prol de uma vivência mais segura para os motoristas e os usuários”, ressaltou.

Investimentos em segurança

Imagem ilustrativa da imagem Governo firma convênio com plataforma de transporte por aplicativo
| Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues também entregou 36 equipamentos ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e à Polícia Civil da Bahia (PCBA). “Hoje é uma agenda de inovação tecnológica, com forte presença do trabalho de inteligência. Entregamos ao conjunto da segurança pública do estado a antena móvel, os equipamentos de extração de dados, além de firmar essa parceria com a plataforma de transporte por aplicativo. Trazemos mais ferramentas para acompanhar, atender e dar segurança aos cidadãos baianos”, pontuou Jerônimo.

Para auxiliar na investigação de crimes e fortalecer as ações de combate às organizações, foram entregues equipamentos Cellebrite, para extração de dados. O aparelho, inovação israelense, capta e analisa dados de telefones celulares e outros equipamentos móveis para auxiliar na investigação de crimes e na sequência dos processos judiciais.

“Essa é uma tecnologia que chega para potencializar o trabalho da polícia técnica. Com esse material, nós entregaremos nossos laudos mais rapidamente, a tecnologia também permite o desbloqueio de celulares de última geração e tudo isso é informação que será obtida para a inteligência e o serviço, tanto da perícia criminal quanto da polícia judiciária”, disse Ana Cecília.

Imagem ilustrativa da imagem Governo firma convênio com plataforma de transporte por aplicativo
| Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O DPT ainda vai receber uma Estação Rádio Base - ERB Móvel. O aporte para a compra foi de R$ 2,038 milhões. Este equipamento, disponível em quatro estados brasileiros, serve para reforçar a comunicação entre as equipes, em locais com dificuldade de cobertura de sinal, com qualidade e segurança. O raio de cobertura chega até 30 quilômetros. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, estes equipamentos contribuem para a descentralização das ações da pasta e proporcionam mais agilidade no trabalho de proteção à população baiana.

“A Bahia é o quarto estado a possuir um equipamento como essa antena móvel, mostrando nossa vanguarda no investimento, na inovação, na tecnologia em comunicação. Fazemos também a entrega do Cellebrite, que vai ajudar muito a inteligência, vai fortalecer a perícia criminal e as investigações da Polícia Civil e, consequentemente, a prova apresentada na justiça”, detalhou o secretário.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Batalhão de Choque chega a São Félix após tiroteio que afetou tráfego na BR-101

Play

Cerca de R$ 1 milhão em suplementos são apreendidos em academias na Bahia

Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

Play

Secretário do RJ compara operações do Rio e da Bahia, e Werner reage

x