Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Hospital de Santo Antônio de Jesus é o melhor do Recôncavo

Cristina Santos Pita

Por Cristina Santos Pita

19/09/2014 - 18:45 h
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus -

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), administrado pelo Instituto Fernando Filgueiras (IFF), é o melhor hospital público do Recôncavo baiano. É o que aponta a pesquisa de avaliação de satisfação dos usuários dos serviços oferecidos pela unidade, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj), que classificou o hospital com 94% de aprovação.

O Regional atende a uma população de 900 mil habitantes, abrangendo 32 municípios do Recôncavo, fora os flutuantes, vindos de outras regiões e até da capital. No interior do Estado, é o único hospital que faz cirurgia de coluna pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos 12 meses foram realizados 220 mil atendimentos e uma média de seis mil cirurgias. A pesquisa ouviu mil pacientes que passaram por atendimento, internações, cirurgias e exames no HRSAJ atendidos de 1o a 15 de setembro.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os usuários foram entrevistados por pesquisadores avaliando a satisfação com o atendimento prestado por médicos e outros profissionais, qualidade das instalações onde o paciente foi internado, acolhimento dado pelo hospital aos pacientes e familiares e tempo de espera para internação, entre outros.

O diretor geral do Hospital Regional, Alex Carvalho, ressalta a importância da pesquisa. "É importante para termos uma resposta do usuário em relação aos serviços prestados pela unidade. Esse resultado reconhece o trabalho e o empenho da instituição em favor da saúde pública", enfatizou.

Com cerca de 150 leitos, o Hospital Regional foi inaugurado em dezembro 2009. Tornou-se referência em ortopedia e trauma na região. É o único hospital público do interior do Estado que realiza cirurgia de coluna. Na Bahia, apenas três hospitais da capital fazem esse tipo de cirurgia. No Recôncavo, o Regional é o único com serviço de ortopedia com cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O coordenador do serviço de ortopedia, o médico Carlos Alberto Assunção, diz que o Regional funciona como 'sala aberta'. Segundo ele, o hospital foi idealizado para ser de cirurgias eletivas, mas, devido a necessidade e carência da região, se transformou em urgência e emergência, principalmente em ortopedia. "Montamos um fluxograma para casos de acidentes graves, principalmente, fratura exposta, que se chama 'sala aberta', ou seja, ao entrar na emergência o paciente segue direto para a sala de cirurgia, com o menor tempo, assim conseguimos reduzir danos do trauma", explicou.

Por mês são feitas na unidade 300 cirurgias em ortopedia, como coluna e todo trauma ortopédico. "O HRSAJ é credenciado pelo Ministério da Saúde para cirurgia ortopédica de alta complexidade", informou o coordenador de ortopedia, Carlos Alberto Assunção. O paciente Anderson dos Santos Nascimento, de 21 anos, sofreu acidente de moto em agosto, quando seguia de Milagres para Iaçu. Chegou ao Regional com fraturas no fêmur, tíbia e antebraço. "Fui para o hospital de Milagres, mas de lá me mandaram para Santo Antônio de Jesus. Cheguei mal e fui direto para cirurgia. Isso, abaixo de Deus, me salvou", relatou o paciente.

O promotor de Justiça, Valdemar Ferraz, diz que o Ministério Público vê com satisfação o resultado da pesquisa. "Ficamos contentes com esse resultado", afirmou. Municípios mandam pacientes diariamente Mesmo com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, o município de Cruz das Almas manda paciente diariamente para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Segundo o secretário de Saúde de Cruz, André Eloy, o Regional está a 46 km da cidade, o que reduz os custos para a prefeitura. "É uma referência em ortopedia. Quando a gente encaminhava paciente para Salvador, com o acompanhante, levar e buscar, era um custo alto para o município", avaliou o secretário. Valença, apesar de estar no baixo sul, também recorre ao Regional.

De acordo com a secretária de Saúde, Ionete Nery, as demandas geradas por Valença antes reprimidas passaram a ser atendidas, mesmo sem estar na relação dos 32 municípios pactuados. "Tal benfeitoria se aplica as emergências, urgências e cirurgias eletivas, reduzindo o custo financeiro das viagens, bem como maximizando a sobrevida dos usuários", assegurou.

A implantação e funcionamento do HRSAJ representou um grande avanço à rede de saúde da região na medida em que conseguiu absorver grande parte da demanda de urgência e emergência das cidades circunvizinhas. "A abertura de leitos de clínica médica, cirúrgica e principalmente os leitos de UTI, permitiram a região deixar de ser dependente exclusivamente de Salvador, possibilitando à população maior acesso ao serviço hospitalar", opinou a secretária de Saúde de Varzedo, Marcia Gorete Bitencourt. Da mesma opinião compartilha a secretária de Elísio Medrado, Edilane Holanda.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Play

Líder de facção criminosa na Bahia cai em operação da Polícia Civil

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Play

Vídeo: deputado grita durante discussão na Alba: "Venha para tribuna"

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Play

Ventania provoca redemoinho no oeste da Bahia; veja

x