Busca interna do iBahia
HOME > bahia > INCÊNDIO NA CHAPADA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INCÊNDIO NA CHAPADA

Aeronaves da FAB atuam no combate ao incêndio na Chapada

Da Redação

Por Da Redação

18/11/2015 - 20:25 h | Atualizada em 18/11/2015 - 21:47
FAB
FAB -

Desde a manhã desta quarta-feira, 18, duas aeronaves - uma com capacidade para arremessar três mil litros e outra com capacidade para dois mil litros de água - ajudam no combate ao incêndio da região de Mucugê, em áreas que vão da Larga de Dentro até proximidades do rio Cumbuca.

Este incêndio teve início no útlimo domingo, 15, na região das cachoeiras Três Barras e Cristais e, apesar dos esforços das brigadas e do combate aéreo desta quinta, ainda não foi controlado.

Tudo sobre Incêndio na Chapada em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nesta quarta, uma equipe com seis brigadistas voluntários de Mucugê iniciou um combate próximo à cachoeira do Cardoso. Eles substituíam um grupo com 14 voluntários que trabalhou da tarde de terça-feira até o início da manhã desta quinta. O calor é intenso na região e focos que já haviam sido combatidos pelos brigadistas durante a madrugada, com o sol a pino, voltaram a ficar ativos.

Uma aeronave Hércules C-130 e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram nesta quinta a atuar no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina.

São 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros - a serviço do programa Bahia sem Fogo, utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate.

O reforço com os aviões da FAB foi anunciado no domingo, 15, pelo governador Rui Costa. A aeronave é equipada com cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira, com capacidade de levar até 12 mil litros de água e processo de recarga considerada rápida, cerca de 12 minutos.

Até o momento foram controlados os principais focos de incêndio entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local, para que não haja reignição.

Resultado

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, há muitos locais onde o acesso só é possível por meio do helicóptero ou caminhada. "Um percurso muito longo estafaria o pessoal antes mesmo do combate. A aeronave permite que os militares cheguem inteiros a essas regiões e pode transportar de uma quantidade maior de equipamentos".

Nesta quarta, a participação das brigadas voluntárias nas reuniões com entidades envolvidas no combate ao fogo foi comemorada pela Brigada de Lençóis (Bral), como um dos resultados da visita do governador à região, na terça, 17.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
FAB
Play

Piemonte da Diamantina sofre com incêndio florestal

x