INCÊNDIO NA CHAPADA
Bombeiros e voluntários combatem fogo na Chapada
Por Miriam Hermes

O combate a dois incêndios nas regiões distintas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Barbado, na zona rural de Rio de Contas (a 683 km de Salvador), na Chapada Diamantina, recebeu, nesta terça-feira, 1º, reforços de bombeiros e brigadistas voluntários da região, dentre eles do 8º Grupamento de Bombeiros Militares de Jequié.
Desde segunda, 31, que brigadistas locais e bombeiros da cidade de Lençóis, com apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer-PM), estão atuando no primeiro foco, detectado na véspera, no lugar conhecido como Matin Grosso, que fica nas proximidades da comunidade Mato Grosso. O segundo foco foi localizado no Vale do Queiroz, perto do Pico das Almas, na serra de mesmo nome.
No ano passado, entre os meses de setembro e dezembro, 51 mil hectares foram atingidos por incêndios florestais na região central da Bahia, devastando cerca de 15 mil hectares dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, além de APAs e região do entorno.
Moradores de Rio de Contas estão sensibilizados com os dois focos que atingem o interior do município, “principalmente porque tem uma diversidade de plantas grande e muitas nascentes na APA do Barbado. Os incêndios podem afetar a produção de água e isso é preocupante nesta época de pouca chuva”, afirmou a professora Rosário Cunha.
Ela enfatizou que a APA da região tem uma composição vegetal de plantas dos biomas de mata atlântica, caatinga e cerrado.
Uma das motivações para a criação da área de proteção foi a preservação da flora, fauna e dos mananciais hídricos, como as nascentes do rios Brumado e de Contas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes