INCÊNDIO NA CHAPADA
Chuva ajuda a eliminar focos de incêndio na Chapada
Por Teófilo Henrique

Os focos de incêndio na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina estão controlados, informou César Gonçalves, chefe substituto do parque. "É muito provável que esteja tudo sob controle, mas só posso dar 100% de certeza se chover pelo menos mais um ou dois dias", disse ao Portal A TARDE, nesta quarta-feira, 6.
César informou ainda que a previsão de seca segue até março. "Se chover mais uma semana como essa em janeiro, podemos passar o resto do mês sem incêndio, mas como a previsão de seca segue até março não podemos baixar a guarda", completou.
Segundo César antes das chuvas, que atingem a região há cerca de quatro dias, apenas um incêndio preocupava, na nascente da Capivara, onde o fogo queimava o solo. "Nesse tipo de incêndio apenas com muita chuva para encharcar o solo e cessar o fogo", informou o chefe.
Em Lençóis o fogo também já está controlado, afirma Marta Ferreira, brigadista e sócia-fundadora da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Brasl). "Foram dois dias de chuvas intensas que nos ajudaram a eliminar chance de incêndio, pelo menos por agora", disse.
De acordo com Marta, a chuva não só ajudou no combate ao incêndio como também o turismo que depende da beleza natural. "O Rio Lençóis aumentou seu volume e outros locais como Cachoeirinha, Ribeirão do Meio também estão com um volume maior de água, a chuva chegou na hora certa", concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes