INCÊNDIO NA CHAPADA
Incêndio atinge APA da Chapada Diamantina
Por Miriam Hermes

Dois focos de grandes proporções atingem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Barbado desde domingo, 30, na zona rural do município de Rio de Contas, 683 km de Salvador. Durante todo esta segunda-feira, 31, brigadistas e equipes do Corpo de Bombeiros da Bahia, através do Grupamento da cidade de Lençóis, trabalharam no combate com reforço de um helicóptero.
Moradores da cidade estão preocupados com a proporção dos incêndios, que atingem lugares de difícil acesso, com áreas de nascentes. Apesar de uma chuva fraca no sábado, o calor e os fortes ventos facilitam a propagação das chamas.
Um dos focos está destruindo a vegetação no lugar conhecido como Matin Grosso, próximo da comunidade de Mato Grosso, formada por remanescentes de portugueses. Neste local está sendo atingida a nascente do rio Satírio, que faz parte do complexo hídrico do município.
O outro incêndio está localizado no Vale do Queiroz, nas proximidades dos Pico das Almas, onde se situa a nascente do rio Brumado, também conhecido como Rio de Contas Pequeno, e um dos afluentes do Rio de Contas.
Com os três pontos mais altos do Nordeste (picos do Barbado, do Itobira e de Almas), a Apa do Barbado é um conjunto de montanhas com áreas em seis municípios na Chapada Diamantina/Sul e é uma zona de transição entre os biomas de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.
Essa diversidade atraiu pesquisadores britânicos para o Vale do Queiroz, que, através do Jardim Botânico de Londres, editaram um livro divulgando as 1.200 espécies de plantas catalogadas no local, sendo 105 endêmicas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes