Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > INCÊNDIO NA CHAPADA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INCÊNDIO NA CHAPADA

Incêndios afetam oeste do estado

Miriam Hermes

Por Miriam Hermes

13/09/2016 - 22:33 h
Incêndio florestal em Barreiras
Incêndio florestal em Barreiras -

Há cerca de nove meses sem chuvas, com temperaturas que chegam a 39° C e umidade do ar abaixo de 30%, diversos municípios da região oeste da Bahia estão enfrentando nova onda de incêndios florestais, repetindo a situação vivida no ano passado.

Até esta terça-feira, 13, segundo dados do Programa de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este ano já foram registrados 3.583 focos de incêndio.

Tudo sobre Incêndio na Chapada em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em Barra (município ribeirinho ao São Francisco, a 673 km de Salvador), cerca de 700 focos atingiram mais de oito mil hectares em localidades rurais este ano. Na tarde desta terça, a situação estava sob controle, mas os brigadistas continuavam em alerta por causa do risco de novos focos.

"Considerando as condições climáticas e a vegetação seca, que é altamente combustível e facilita que o fogo se alastre, impulsionado pelos ventos, sabemos que a situação é crítica e demanda cuidados por parte da população no manejo com o fogo", advertiu o brigadista voluntário Jaime Cardoso.

Barreiras, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto (a 857 km, 820 km e 1.008 km da capital, respectivamente) estão sendo bastante afetados, segundo o brigadista. Ele alertou para o perigo de o fogo atingir áreas de reserva permanente de vegetação, pastagens e outras culturas agrícolas, bem como casas e galpões.

O combate envolve prepostos do Corpo de Bombeiros e equipes de brigadistas do PrevFogo Ibama e grupos de voluntários criados nos próprios municípios e nas propriedades rurais.

Alta

Conforme os dados do Programa de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais do Inpe, em todo o país foi registrado um aumento de 65% no número de incêndios em 2016, em relação ao mesmo período do ano passado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Incêndio florestal em Barreiras
Play

Piemonte da Diamantina sofre com incêndio florestal

x