Busca interna do iBahia
HOME > bahia > INCÊNDIO NA CHAPADA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INCÊNDIO NA CHAPADA

Mais três aeronaves vão ajudar no combate ao fogo na Chapada

Da Redação

Por Da Redação

11/12/2015 - 18:13 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
Incêndio
Incêndio -

O governo do estado divulgou a contratação de mais dois aviões e um helicóptero para apoiar as ações de combate aos incêndios na Chapada Diamantina. Os focos de incêndio ameaçam atingir casas no Vale do Capão e em Lençóis, informou o chefe do Parque da Chapada, César Gonçalves, nesta sexta-feira, 11.

Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), outros dois helicópteros e quatro aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água).

"A partir de amanhã serão 6 aviões air tractors e 3 helicópteros. A Defesa Civil da Bahia já pediu mais equipamento da Defsa Nacional para ajudar no combate ao incêndio", disse, Eugênio Spengler.

Tudo sobre Incêndio na Chapada em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), quatro trilhas estão interditadas no Parque Nacional da Chapada Diamantina, área de responsabilidade do Governo Federal: Cachoeira da Fumaça, Fumacinha, Véu de Noiva e Buracão. As equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo, coordenada pela Sema e executada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), estão concentradas no monitoramento e combate de focos no Vale do Capão, Ibicoara e Pindobaçu.

"Nossas equipes tem apoiado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão do Parque. Estamos garantindo toda a estrutura (aeronaves, equipamentos e veículos) que está sendo utilizada para fortalecer as ações de combate, como o transporte dos brigadistas voluntários aos locais mais distantes", destacou Fabíola Cotrim, coordenadora do Bahia Sem Fogo e perita em incêndios florestais.

De acordo com César, o fogo ganhou muita força em muitas áreas da Chapada nesta semana. "Além do Capão e Lençóis que o fogo ameaça chegar as residências, temos situação complicada em Machombongo, Ibicoara, os brigadistas sentem dificuldades em controlar o fogo. Na comunidade do Baixão, o incêndio chegou a incomodar a comunidade, mas foi controlado", disse o chefe do parque.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Incêndio
Play

Piemonte da Diamantina sofre com incêndio florestal

x